Bem viver
10
junho

Já pensou em ter controle sob o que acontece nos seus sonhos?

Despertar no meio da noite assustado, meio perdido, até perceber que tudo não passou de um sonho. Tem noites que você acorda muitas vezes, e quando volta a dormir, um novo pesadelo te atormenta. O que poucas pessoas sabem, é que existem uma maneira de “controlar seus sonhos”, ou como chama a técnica, ter sonhos lúcidos.

Todo mundo tem a capacidade de controlar seus sonhos e também é algo muito seguro. Muitas pessoas têm relatado que acordam depois de um sonho lúcido se sentindo muito revigoradas.

Basicamente funciona assim: você precisa  tornar-se ciente de que você está sonhando, enquanto você está sonhando.  Esta pode ser uma coisa difícil de imaginar, mas com prática e perseverança, é realmente muito simples.

O que é um sonho lúcido?

É chamado de sonho lúcido o estado de consciência em que uma pessoa percebe que está sonhando, enquanto ainda está dormindo.

O nome “sonho lúcido” surgiu com o psiquiatra holandês Frederik van Eeden, em 1913. No início dos anos 1980, o psicólogo alemão Paul Tholey determinou as três condições que definem um sonho lúcido: ter a consciência de estar sonhando, poder intervir no sonho e conseguir memorizar as ocorrências.

5 dicas para controlar os próprios sonhos

1. Mantenha um diário de sonhos

Manter um registro escrito de cada pequeno detalhe de seus sonhos pode ajudá-lo a aprender o sonho lúcido muito mais rápido. Este é um passo muito importante, mas muitas pessoas negligenciam. Isto ensina você a lembrar de seus sonhos com mais detalhes e mais frequentemente. 

Nos primeiros dias você só pode lembrar de alguns detalhes, como a paisagem ou os personagens. Após a prática consistente e diária, as anotações se tornam mais e mais detalhadas.

2. Prova de realidade

Durante o dia, pergunte reiteradamente a si mesmo: “Estou dormindo?”. E busque indícios de algo que possa parecer estranho ou fora de contexto.

Se fizer isso com frequência, perceberá que será capaz de fazer esse questionamento da realidade quando estiver dormindo, no meio de um sonho.

Dessa forma, aos poucos, poderá distinguir quando estiver sonhando. Uma versão popular desse truque consiste em reler um texto escrito. Se perceber que as palavras se transformam diante dos seus olhos, está sonhando.

3. Desperte na fase REM

Programe o despertador para te acordar meia ou uma hora antes do horário de costume. A ideia é despertar na fase REM do sono sem fazer movimentos bruscos ou abrir os olhos. Assim você se lembrará do sonho. 

Fique concentrado nele até adormecer, de modo que volte a tê-lo. Quando isso acontece, a probabilidade de estar lúcido é maior. Se não der certo, pelo menos terá a chance de continuar um sonho bom.

4. Hábitos da vida que diferem nos sonhos

Muitas coisas que ocorrem em sonhos não são possíveis na realidade. Crie o hábito de fazer um desses métodos, pelo menos 10 vezes por dia, durante a sua vida em vigília. Este hábito irá eventualmente ocorrer durante seus sonhos, mas o resultado será diferente, assim você vai estar ciente de que você está sonhando.

  • Olhar em um  espelho: sua imagem vai mais frequentemente aparecer borrada ou não aparecer toda em um sonho;
  • Apertar o nariz fechado e tentar  respirar: isso será possível em um sonho;
  • Olhar para suas mãos: linhas na palma intricadas não serão visíveis;
  • Saltando  no ar: você geralmente será capaz de voar (ou pairar) durante os sonhos;
  • Tente encostar a parede: muitas vezes você vai cair através das paredes em sonhos.

5. Aproveite e continue praticando

Lembre-se, quanto mais você praticar, mais frequentemente você vai ser capaz de iniciar sonhos lúcidos e mais eles vão se parecer como a vida real. A velocidade na qual você aprende a sonhar lúcido varia e é baseada em diferenças individuais.

Gostou das dicas? Aproveite e leia também esse artigo sobre meditação para dormir e aprenda a ter noites de sono melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


casa aconchegante
Como deixar a casa mais aconchegante no inverno?
Como identificar a qualidade de produto de cama e banho pela internet?
Conheça os benefícios das fronhas de seda Mulberry
Altenburg lança loja exclusiva para a marca Haus
1234