Bem viver
21
abril

Dia do Têxtil – 21 de abril

Além de ser feriado nacional em homenagem a Tiradentes, no dia 21 de abril também é comemorado o Dia da Indústria Têxtil. De extrema importância na economia brasileira, estima-se que a indústria têxtil é a segunda maior geradora de empregos quando se trata de indústria de transformação, atrás apenas do setor de alimentos e bebidas.

História da indústria têxtil brasileira

A indústria têxtil teve início no Brasil durante o período colonial, com a produção artesanal de tecidos feitos a partir de fibras de algodão, lã e outras matérias-primas disponíveis na época. Porém, foi só a partir do século XIX, com a chegada da Revolução Industrial e do processo de modernização do país, que a indústria têxtil começou a se desenvolver de forma mais significativa.

Em 1844, foi criada a primeira fábrica têxtil do país, a Companhia de Fiação e Tecidos Ipiranga, localizada em São Paulo. A partir daí, outras fábricas foram surgindo em diferentes regiões do Brasil, impulsionadas pela crescente demanda por tecidos e pela disponibilidade de matérias-primas como o algodão.

Altenburg

A Altenburg surgiu em 1922, quando Johanna Altenburg começou a produzir acolchoados manualmente para garantir o sustento da família. Das mãos de uma mãe batalhadora e do seu empreendedorismo nasceu o primeiro produto da Altenburg. Anos mais tarde, a empresa passou às mãos de Arno e Anna Altenburg. Hoje, a Altenburg é uma das maiores indústrias têxteis do País.

Atualmente, temos o orgulho de sermos os maiores fabricantes de travesseiros da América Latina. Com uma média de faturamento anual superior a R$ 600 milhões, comercializamos mais de 1,4 milhões de produtos que chegam à casa das famílias brasileiras e de toda a América Latina, e geramos mais de 2 mil empregos diretos, estando presente em mais de sete mil pontos de venda em todos os estados do Brasil, além de países da América Latina.

A Altenburg conta com um parque fabril bem distribuído: duas unidades estão localizadas em Blumenau, polo têxtil de Santa Catarina, uma unidade em Sergipe, importante Estado da região Nordeste, uma unidade instalada em São Roque (SP) e outra, no Paraguai. Os produtos são comercializados em 15 lojas próprias e por meio do e-commerce.

Desafios da Indústria Têxtil

Entre os desafios enfrentados pela indústria têxtil no Brasil estão a concorrência de produtos importados de países com mão de obra mais barata, o aumento dos custos de produção e a necessidade de investimentos em inovação e tecnologia para se manter competitivo no mercado global.

Apesar dos desafios, a indústria têxtil brasileira tem se mostrado resiliente e vem buscando se adaptar às mudanças do mercado, investindo em novas tecnologias e técnicas de produção e explorando novos mercados e oportunidades de negócios.

Confira mais novidades em nossas redes sociais e visite nossa loja online para conferir lançamentos e produtos de excelência para Bem Dormir e Bem Viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Desperte seus sentidos com a Coleção Outono Inverno 2024 Altenburg
Saiba como preparar sua cama para encarar o Inverno
Como prevenir alergias respiratórias – Dicas
Feliz Dia das Mães Altenburg
1234