Bem viver
4
março

Meditação: técnicas para ajudar a relaxar e dormir melhor

Distúrbios do sono, como a insônia, são complicações recorrentes entre as pessoas. Como exemplo, a vida em grandes centros urbanos, a rotina agitada e problemas pessoais são alguns dos motivos que podem promover esses distúrbios. No entanto, há técnicas que podem favorecer a qualidade do sono, como a meditação. 

Uma das alternativas é a meditação, que vem ganhando espaço devido aos benefícios que traz, não só na hora de dormir, mas também ao bem-estar geral do praticante. Ela é tão eficaz que tem sido feita por pessoas de diversas culturas, que experimentam benefícios como:

  • Redução da ansiedade e do estresse;
  • Aumento da sensação de satisfação;
  • Melhor desempenho no trabalho;
  • Redução da depressão;
  • Aumento da autoestima e do bem-estar;
  • Estímulo da memória e da criatividade;
  • Fortalecimento do sistema nervoso e imunológico;
  • Redução da pressão arterial e de dores de cabeça;
  • Redução do uso de tabaco, álcool e drogas ilícitas.

Contudo, para que haja resultados efetivos, é importante que as pessoas façam dela uma prática habitual. Apenas a constância do processo pode refletir na melhora efetiva da qualidade do sono. O bom é que 20 minutos diários já são suficientes.

Como praticar meditação para dormir melhor?

Além de todas as vantagens que citamos anteriormente, a meditação também reduz a insônia porque relaxa o corpo e a mente, sendo uma ótima opção não só para quem sofre com a falta de sono, mas também para todas as pessoas que querem relaxar antes de dormir. Conheça agora algumas técnicas para você praticar a meditação antes de ir para cama. 

Procure um lugar sem distrações

Você não pode meditar com o barulho da TV ou do rádio. De preferência fique em total silêncio para conseguir o relaxamento que precisa. Peça para que as pessoas da casa não façam barulho e feche as portas e janelas para minimizar qualquer som. Diminua a luz ou a apague por completo e use velas aromáticas ou incenso para você se concentrar melhor.

Prepare o ambiente

A meditação precisa ocorrer em um lugar confortável e longe de distrações. Portanto, diminua ou apague a luz para se concentrar ainda mais. Você também pode usar os benefícios da aromaterapia para promover o bem-estar e deixar o momento ainda mais agradável.

Concentre-se

Depois de encontrar a posição mais confortável, concentre-se em dormir. Nesse sentido, deixe todos os problemas de lado e foque na sua respiração. Coloque uma música relaxante ou encontre algum vídeo de meditação guiada focado para dormir e relaxar no Youtube.

Depois, comece a respirar mais profundamente que o habitual e preste atenção no ar que entra e sai das narinas. Tente se concentrar em uma imagem que te traz paz, como o mar ou uma paisagem bonita. Se os pensamentos e problemas surgirem durante a prática, os aceite mas volte a atenção para a sua respiração.

Por fim, busque relaxar todo o corpo, e sinta cada parte dele relaxando, desde os dedos do pé, até a cabeça. A meditação não precisa ser longa, mas é recomendado praticar várias vezes na semana para que você tenha acesso a todos os seus benefícios. 

Com essas dicas será muito mais fácil ficar relaxado e dormir melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


casa aconchegante
Como deixar a casa mais aconchegante no inverno?
Como identificar a qualidade de produto de cama e banho pela internet?
Conheça os benefícios das fronhas de seda Mulberry
Altenburg lança loja exclusiva para a marca Haus
1234