Bem viver
4
agosto

Autoconhecimento: fundamental para o seu bem-estar

Como a própria palavra sugere, autoconhecimento é o conhecimento de si, e tal conhecimento é extremamente importante para todos nós. Partindo do princípio que ele é fundamental para nosso bem-estar e felicidade, isso significa que precisamos nos esforçar. Nos esforçamos para termos autoconhecimento e para retomarmos o controle da nossa vida. 

Você conhece mesmo?

Poucos se dão conta dos benefícios simples, mas muito importantes que o autoconhecimento pode proporcionar para a vida. Este verdadeiro mergulho ao interior de si mesmo permite uma reflexão sobre os padrões deixados por nossos familiares e outras pessoas com quem interagimos durante o nosso desenvolvimento.

Olhar para dentro de nós, nos faz descobrir quais são os nossos pontos fortes e fracos, o que nos faz bem e o que faz mal e despertar para quem realmente somos. 

Por que temos certas reações diante de situações específicas? De que forma nos tornamos capazes de fazer escolhas mais conscientes e, consequentemente, mais acertadas? Essas são as principais perguntas que devem ser feitas para que você se conheça de verdade.

Benefícios do autoconhecimento

Conhecer-se verdadeiramente gera mudanças de dentro para fora modificando a forma como enxergamos o ambiente em que vivemos e reagimos diante das situações. Confira mais alguns benefícios do autoconhecimento.

  • Reagir de forma diferente a certas situações da nossa vida;
  • Perceber como os fatos impactam nossos sentimentos e emoções;
  • Descobrir nossa própria vocação, seja ela profissional ou pessoal;
  • Deixar de ter medo das coisas e das pessoas;
  • Sentir mais confiança em si mesmo e nos outros;
  • Ver a vida e os problemas sob uma nova ótica;
  • Conhecer e entender melhor os outros;
  • Aceitar as pessoas como elas são;
  • Respeitar os diferentes;
  • Valorizar as próprias competências e habilidades;
  • Desenvolver o amor por si mesmo;
  • Fortalecer a autoestima.

Como alcançar o autoconhecimento?

Existem diferentes formas para alcançar o autoconhecimento. Os monges o buscam por meio do isolamento voluntário e da solitude. Outros podem chegar lá através da meditação e da ioga. Também existem muitas pessoas que procuram na metodologia coaching uma alternativa para que possam se conhecer melhor.

Seja qual for a forma escolhida é encontrada por você, tenha certeza que ela vai exigir muita concentração, força de vontade e dedicação de sua parte. Além disso, elas não são excludentes entre si. O autoconhecimento não vem fácil, mas tenha a certeza que vale cada esforço.

Uma boa forma de iniciar é se perguntar quem é você e se esta pessoa que você se tornou é feliz. Um recurso muito eficaz na busca pelo autoconhecimento é a psicoterapia. O psicólogo por meio de seus conhecimentos permite ao cliente conhecer a si mesmo e promover mudanças que gerem mais qualidade de vida.

Depois de tudo o que leu, você acredita que realmente conhece o seu eu interior como a palma da sua mão?

Caso a resposta seja positiva, parabéns. Você está pronto para atingir seus objetivos na vida e ser uma pessoa bem-sucedida, capaz de lidar com conflitos.

Se você respondeu “não”, nada está perdido também. Ainda há tempo para ir em busca dessa virtude tão importante, que nos permite ser pessoas melhores, mais evoluídas e capazes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
1234