Bem viver
2
agosto

‌Cuidados‌ ‌na‌ ‌cozinha‌: dicas infalíveis para manter o local seguro

Quem tem o hábito de cozinhar, com certeza já sofreu algum acidente, mesmo que pequeno, na cozinha. Algum corte mínimo no dedo, copo ou prato de vidro quebrados ou até mesmo uma queimadura de leve na mão. Que a cozinha não é um lugar seguro para pessoas desatentas, todos nós sabemos. Para não haver riscos tanto de acidentes quanto de higiene, o importante é tomar alguns cuidados. Confira nossas dicas de alguns cuidados na cozinha.

Dicas de cuidados na cozinha

Lixeira na cozinha

Para ter mais cuidados na cozinha, abandone a lixeira de pia, que facilita a transmissão de bactérias para a superfície onde você manuseia os alimentos. O melhor é mantê-la no chão e optar por modelos com metais, em que você não precisa tocar com as mãos.

Higienização dos alimentos – as folhas, frutas e legumes devem ser lavados em água corrente, imersos em solução clorada e enxaguadas com água filtrada antes do consumo. Hidrosteril, clorin e água sanitária (a versão específica para essa finalidade) são alguns dos produtos recomendados para higienizar o alimento.

Use luvas de borracha para abrir o forno

Essa dica de cuidados na cozinha, todo mundo já deve estar cansado de saber: para pegar panelas ou travessas quentes, é fundamental usar uma luva de silicone ou borracha protetora. Assim, você não corre o risco de queimar os dedos e nem de deixar o recipiente escorregar das mãos. Vale lembrar que não é recomendável usar o pano de prato para substituir as luvas, porque além de mais escorregadios eles pegam fogo com facilidade.

Não coloque objetos metálicos no micro-ondas

O micro-ondas é uma das maiores facilidades dos tempos modernos. Contudo, não podemos deixar de tomar certos cuidados na cozinha com o seu uso. O maior deles é nunca colocar objetos metálicos dentro do eletrodoméstico. O motivo é simples: as ondas de calor provocam faíscas que, além de danificar o aparelho, podem iniciar um incêndio.

Cortando ingredientes

Sempre que for cortar ingredientes, dobre os dedos para se certificar de que estão distantes o suficiente do fio da faca usada. Além disso, é recomendado posicionar o alimento sobre uma tábua de corte ou em uma bancada própria para cortá-los.

Utensílios de madeira

Dispense todos os utensílios de madeira – tábuas, colheres, espátulas, entre outros -, que acumulam bactérias e dificultam a higienização completa. “Priorize sempre os materiais atóxicos, como panelas de inox, cerâmica, vidro e utensílios de silicone ou bambu”, explicou a profissional na página.

Cuidado com a pia e superfícies

Com relação à pia e superfícies, que estão diretamente em contato com os alimentos, se faz necessário uma limpeza completa delas, principalmente da esponja de lavar louças, que é um prato cheio para a proliferação de bactérias. 

A esponja acumula restos de comida e umidade, podendo ser limpa quando mergulhada por alguns minutos em água fervente. Em hipótese alguma faça essa limpeza no micro-ondas. Outra dica importante é não usar a mesma água com sabão para lavar a louça várias vezes.

Gostou das dicas sobre cuidados na cozinha? Então continue acompanhando nosso blog e confira muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
Saiba como buscar o equilíbrio do sono com o travesseiro Conecta
Confira dicas de cuidado com a pele no Outono
Travesseiro Conecta: noites de sono com cuidado e saúde
1234