Bem viver
31
maio

Símbolos de lavagem: como entender a etiqueta da roupa de cama

Qualquer roupa precisa de alguns cuidados para que elas durem por muito mais tempo. Geralmente, os fabricantes especificam nas etiquetas com símbolos de lavagem quais são estes métodos para manter as peças bonitas. Com as roupas de cama e edredons não é diferente. É necessário ter um certo cuidado para não danificar o tecido e te dar prejuízo com os produtos. 

Por outro lado, há uma certa dificuldade do consumidor em entender certos símbolos de lavagem descritos nas etiquetas. Pensando nisso, vamos te ajudar a entender melhor o que cada um deles significa. Confira com a gente neste artigo.

Entendendo os símbolos de lavagem 

Círculos, triângulos, quadrados. São muitas as formas nas quais as recomendações da lavagem se apresentam nas etiquetas. Pois bem: isso acontece porque elas estão relacionadas a diferentes etapas do cuidado com as roupas. estipulados pela Norma NBR ISO nº 3758:2005 (definida pelo Inmetro), os símbolos de lavagem são universais, ou seja, os mesmos em todo o mundo. 

Os mais comuns utilizados nas roupas de cama, principalmente nos produtos da Altenburg são estes a seguir:

Este símbolo é o de lavagem e indica que você pode lavar seu edredom e roupa de cama a uma temperatura de 40° C. Neste caso, você também pode utilizar temperaturas mais baixas, no entanto, nunca utilize algo maior que isso, pois poderá danificar a sua peça.

A maioria das peças pode ser lavada com sabão e amaciante normalmente. No entanto, se na etiqueta da sua roupa de cama tiver este símbolo de lavagem, significa que a peça precisa passar bem longe de qualquer tipo de alvejante com cloro, caso contrário, há grande risco de ficarem manchados.  

Cuidados na hora da secagem também são muito importantes para uma manutenção adequada das suas roupas. No caso deste símbolo de lavagem aparecer na etiqueta, você pode utilizar a secadora de roupas. 

Quando no quadrado há um círculo, este faz referência à secagem por tambor em máquina de lavar. E os pontos no centro da forma indicam a temperatura do processo de secagem por tambor. Ou seja, neste caso é indicado utilizar temperatura mínima ou reduzida.

O símbolo da etiqueta com o ferro de passar é um x, certamente indica que o produto não pode ser passado. Neste caso, a descrição também recomenda que não seja utilizado nem vapor ou prensa nesse processo. Para garantir que sua peça dure por muito mais tempo, passe bem longe do ferro de passar. 


Ao lavar as roupas a seco, em vez de água, o processo de lavagem é feito com um solvente químico. O símbolo para instrução de lavagem a seco é representado por um círculo e também pode conter uma letra (A, F ou P), fazendo referência ao tipo de produto químico que deve ser utilizado no processo. No caso da etiqueta acima, não é recomendado fazer limpeza seca em suas roupas de cama ou edredons. 

Agora que você já sabe a maneira certa de lavar suas peças, que tal aplicar corretamente e garantir mais durabilidade para elas? E se você quiser mais dicas como esta, continue acompanhando nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Cabeceira para cama box: como escolher a opção ideal
Manchas do edredom: aprenda como eliminar
Como preparar uma mesa de queijos e vinhos
Dicas para usar os tapetes na decoração da sua casa
1234