Bem viver
26
maio

Como lavar os tapetes da sua casa corretamente

Os tapetes são aconchegantes e um ótimo item para decorar e compor o ambiente. Entretanto, acumulam poeira e sujam com facilidade. Por isso, saber como limpá-los é muito importante para ter essa peça em casa. No entanto, com algumas dicas práticas, é possível lavar os tapetes e conciliar com a rotina de trabalho e a arrumação da casa, sem grandes esforços.

A cada quanto tempo devo lavar os tapetes?

Para uma correta manutenção é recomendado aspirar semanalmente e eliminar manualmente as manchas acumuladas com sabão neutro. No entanto, a lavagem do tapete é recomendada a cada seis meses. Caso você tenha um pet em casa, a frequência pode ser menor.

Como lavar os tapetes de casa?

Provavelmente essa é uma das perguntas mais frequentes de quem gosta de cuidar da casa. Isso acontece porque o tapete é um dos elementos mais importantes dentro de uma residência e, inclusive, de sua decoração. Apesar de toda a beleza e conforto que os tapetes e carpetes trazem para o ambiente, eles reúnem uma grande quantidade de poeira. Confira como fazer isso.

Limpeza a Seco

Se você está pensando que vamos te aconselhar a levar seu tapete a uma lavanderia, está enganado. Com uma receita caseira, você pode lavar os tapetes a seco na sua própria casa. Para isso, você vai fazer uma solução com bicarbonato de sódio e amido de milho. 

Aplique sobre o tapete e deixe agir por alguns minutos para que a solução absorva a sujeira pregada nas fibras. Após a aplicação e o tempo de ação da mistura, basta limpar com um aspirador de pó. A receita além de simples, é barata e funciona muito bem.

Pré-lavagem

Se a limpeza a seco não for suficiente e você prefere lavar o tapete na máquina, é necessário tomar alguns cuidados. Nesse caso, o ideal é que você faça uma pré-lavagem. Como é uma peça que encarde facilmente, primeiramente, você deve bater o tapete, varrer e passar aspirador de pó para tirar as poeiras mais leves. Feito isso, deixe-o de molho em água e sabão por 30 minutos.

Depois, faça uso de uma vassoura para espalhar e esfregar o produto por toda a superfície enquanto retira os maiores detritos. Em seguida, enxágue para tirar o sabão do molho e inicie o processo normal de lavagem; se possível, selecionando na máquina um modo para tapetes.

Utilize vinagre

O vinagre é um desinfetante natural e neutralizante. Ele pode ser usado para limpar uma série de superfícies, incluindo tapetes. O vinagre pode matar os germes se desenvolvem entre as fibras do tapete, bem como neutralizar a acidez da urina de animais de estimação enquanto elimina os odores desagradáveis. 

Para utilizar o vinagre para lavar o tapete, pegue um pouco de água morna, detergente neutro e vinagre. Dilua o detergente em um balde de água morna e acrescente três xícaras de vinagre. Aplique a mistura sobre a parte encardida do tecido e esfregue com delicadeza. Limpe a mistura com um pano úmido e deixe secar.

Continue acompanhando nosso blog para ter mais dicas como esta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Cabeceira para cama box: como escolher a opção ideal
Manchas do edredom: aprenda como eliminar
Como preparar uma mesa de queijos e vinhos
Dicas para usar os tapetes na decoração da sua casa
1234