Bem viver
1
junho

Como tirar o cheiro de mofo das suas toalhas de banho

Uma toalha cheirosa e bem limpinha é tudo o que nós desejamos após um banho revigorante, não é mesmo? Mas nem sempre tê-las assim é uma tarefa fácil. Aliás, deixar uma toalha usada e molhada pendurada pela casa pode causar um cheiro enjoativo. Geralmente, esse cheiro é causado pelo mofo, formado após o uso da toalha e muitas vezes difícil de ser removido.  Quer aprender a evitar ou remover esse cheiro indesejado? confira a seguir!

Cuidados para evitar o mofo na toalha de banho

Antes mesmo de descobrir como tirar mofo da toalha de banho, que tal adotar algumas medidas e práticas para que a sua toalha nem passe por esses problemas? A primeira dica é básica: não deixe a toalha molhada ou úmida dobrada de qualquer jeito. 

Assim que terminar de se enxugar, estenda-a em um local com boa ventilação e, se possível, luminosidade. Umidade e calor são os alimentos favoritos para o mofo. Evite.

Se você também gosta daquele cheirinho de amaciante, tome cuidado. O uso exagerado do produto faz com que as partículas do amaciante fiquem na peça e criem uma camada que impede que a água limpe a toalha de forma adequada. Se você quer deixar a toalha de banho macia, opte por utilizar vinagre sem sabão durante a lavagem. Para dar um cheiro especial, a alternativa é usar óleo essencial, basta dissolver uma gota na água e utilizar na lavagem.

Como tirar as manchas e cheiro de mofo da toalha de banho

Os dois maiores problemas do mofo na toalha de banho são o cheiro ruim e as manchas. Existem muitas maneiras de evitar esses dois itens desagradáveis. Confira o passo a passo a seguir.

Para tirar o mofo

  • Coloque a toalha na máquina de lavar roupa e cubra com água quente (ou use o ciclo de água quente, se sua máquina lava e seca possuir essa função)
  • Adicione um copo de vinagre branco ou meia xícara de bicarbonato de sódio
  • Deixe de molho por 30 minutos e inicie o ciclo de lavagem
  • Na hora do enxágue, adicione mais uma xícara de vinagre. Ele também ajuda a amaciar a peça
  • Terminado o ciclo, estenda imediatamente, em local ventilado e ensolarado, até secar por completo.

Para tirar as manchas

  • Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um litro d’água
  • Coloque as toalhas de molho por 30 minutos
  • Lave, enxágue e deixe secar em local bem ventilado.

Outra dica para tirar manchas é usar leite. Neste caso, ferva uma boa quantia de leite e aplique sobre a mancha até que ela clareie. Depois é só lavar normalmente a toalha.

Após a lavagem, o ideal é deixar as toalhas estendidas, preferencialmente em local ensolarado e bem ventilado, até estarem completamente secas. Não é recomendado lavar essas peças em dias nublados e com chuva, pois além de não secarem por completo, ainda absorvem a umidade do ar. Após o banho, se for usá-la novamente, estenda a toalha em local bem ventilado, se possível com sol.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Cabeceira para cama box: como escolher a opção ideal
Manchas do edredom: aprenda como eliminar
Como preparar uma mesa de queijos e vinhos
Dicas para usar os tapetes na decoração da sua casa
1234