Bem viver
19
setembro

Quais os melhores exercícios para o corpo e mente na terceira idade?

A terceira idade precisa de atenção redobrada quando falamos dos cuidados com o corpo e com a mente. Afinal, quais os melhores exercícios para essa etapa da vida?

Envelhecer não é algo fácil! É preciso muita saúde, energia e disposição para chegar à terceira idade com tudo funcionando perfeitamente. Uma das formas de fazer isso é a prática de exercícios físicos, que serão responsáveis por auxiliar no processo de cuidado com a saúde.

Porém, é muito difícil descobrir que tipo de exercício é mais adequado para pessoas nessa fase da vida. Isso porque o condicionamento físico e a limitação corporal podem interferir diretamente nesse tipo de tarefa. 

Contudo, separamos algumas dicas de exercícios que podem ajudar pessoas na terceira idade a manter o corpo e mente em pura atividade!

Exercícios na terceira idade

Caminhada

Caminhar é sempre uma ótima opção, principalmente por não envolver custos financeiros. Você só irá precisar de um tênis, roupas confortáveis e um lugar como uma praça, quadra ou até mesmo a rua da sua casa.

A caminhada é um exercício de baixa intensidade, sendo responsável por gastar calorias, ao mesmo tempo que fortalece os membros inferiores. Esse tipo de exercício é simples de ser feito e colabora demais com a saúde.

Alongamento

Esticar os músculos e prepará-los para as atividades do dia pode auxiliar a evitar dores musculares e melhorar a flexibilidade do corpo. Praticar apenas alguns minutos de alongamento dos membros inferiores e superiores pode gerar resultados incríveis em longo prazo.

Alguns exercícios respiratórios também podem auxiliar a oxigenar melhor o nosso organismo, promovendo um melhor bem-estar e aumentando a capacidade ventilatória do pulmão.

Jogos

Assim como alguns exercícios ajudam a fortalecer o corpo, outros auxiliam na capacidade mental. Alguns jogos como cartas, memória, tabuleiro, xadrez, dama e caça palavras, por exemplo, são ótimos aliados para manter a mente ativa.

É muito importante que os idosos pratiquem essas atividades ao longo dessa fase da vida, pois elas auxiliam na prevenção de doenças.

Leitura

A leitura é ótima em todas as fases da vida, não é mesmo? Os idosos possuem bastante tempo livre e, por isso, na terceira idade a leitura torna-se ainda mais eficiente, já que ler é uma forma de manter a mente ativa e ocupada.

Além disso, ler também auxilia a provocar o sono, sabia disso? Por isso, pode ser uma forma eficiente de ter noites mais calmas e tranquilas nesta fase da vida. Que tal algumas dicas de livros para ler antes de dormir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Dicas da Chris Flores: Saiba mais sobre o câncer de mama 
Dormir na posição correta pode evitar dores na coluna. Entenda  
Você conhece a linha de banho da Altenburg?  
O que é e quão prejudicial é o bruxismo? 
1234