Bem viver
29
agosto

Por que ler provoca sono?

É muito comum que pessoas optem por ler durante a noite para induzir o sono. Mas, por que isso acontece?

Muitas vezes, algumas pessoas dizem que utilizam a leitura para induzir o sono durante a noite. Porém, será que o hábito de ler realmente é responsável por desencadear o sono?

É preciso deixar claro que, quando ficamos muito tempo acordados, nosso corpo começa a acumular adenosina no cérebro, uma substância capaz de inibir o nosso estado de vigília. Quando há um acúmulo grande desta substância, a vontade de dormir aumenta. 

Onde os livros entram nisso?

Se você optar por realizar uma leitura durante a noite, por exemplo, seu corpo terá acumulado uma grande quantidade de adenosina e, consequentemente, você começará a dar breves cochilos.

Além disso, como a produção de melatonina está diretamente relacionada com a baixa luminosidade, se uma pessoa ler um livro em ambientes com pouca luz, ficará sonolenta.

É válido ressaltar que livros digitais ou lidos em smartphones e computadores não causam a mesma sensação de sono que os livros impressos, pois emitem luz, o que impede a produção de melatonina.

Apoie-se no relaxamento

Além dessas explicações mais técnicas, ler livros antes de dormir pode ajudar você a ficar mais relaxado. Como estamos em constante contato com a tecnologia e sendo bombardeados com informações durante o dia todo, nosso corpo está sempre em estado de alerta. Por isso, quando nos desligamos um pouco disso, a tendência de relaxamento é maior.

Nesses casos, apostar em leituras mais tranquilas como poemas, poesias, contos ou histórias leves podem ajudar o seu cérebro a desconectar-se do que foi visto diariamente. Dessa forma, os livros podem auxiliar você a dormir mais e melhor. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
Como se fala Altenburg – Vídeo
Confira dicas para se manter saudável no Outono
Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
1234