Bem viver
14
fevereiro

Hiperconectividade: dicas para garantir saúde mental e bem-estar

O Carnaval já acabou e muita gente ficou em casa ligada nas redes sociais para acompanhar os vídeos e fotos da folia. Nesse mundo digital, a instantaneidade desperta o desejo de saber tudo o que acontece em nossa volta, porém esse hábito pode ser prejudicial para a nossa saúde, gerando estresse e ansiedade. Então preparamos algumas dicas essenciais para garantir a sua saúde mental diante dessa hiperconectividade.

De acordo com pesquisa da Eletronics Hub, os brasileiros ficam nove horas por dia em média conectados à internet. Segundo especialistas, o uso excessivo do smartphone está relacionado a problemas como ansiedade, principalmente, diante do medo de “perder algo” interessante ou importante que esteja acontecendo nas redes sociais.

Por isso, listamos aqui algumas dicas para que você possa ter maior equilíbrio e controle de sua vida diante de tanta hiperconectividade com o meio digital. Vale lembrar ainda que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, especialmente antes de dormir, interfere no padrão de sono adequado, causando um aumento nos níveis de ansiedade.

Tenha uma rotina matinal positiva

Ao acordar, evite o uso imediato do celular para checar as redes sociais. Estabeleça um horário para começar a checar as informações, tipo, duas horas após o despertar. Assim, você poderá começar o dia de forma mais tranquila, com foco em seu próprio bem-estar.

Pratique exercícios físicos regulares

A atividade física é sempre um aliado nesse “enfrentamento” ao mundo digital e na bisca pelo equilíbrio entre as atividades on line e off line. Pode ser uma caminhada, um corrida ou alguma atividade em academia. O exercício físico vai ocasionar a liberação de endorfina, neurotransmissor associado à sensação de bem-estar.

Cultive conexões sociais ativas

Tenha uma boa relação com amigos e familiares, mesmo que virtualmente. Neste caso, o objetivo de garantir um suporte social fundamental para o bem-estar emocional.

Limite o consumo de notícias

Escolha fontes confiáveis na hora de ler notícias e evite aquelas consideradas negativas, pois podem despertar o gatilho da ansiedade. Estabeleça limites no tempo dedicado à notícias.

Reflita sobre as ações do dia a dia

Reserve um momento do dia para refletir sobre as suas ações no dia a dia. Veja o que você pode fazer melhor, o que  pode aprimorar e verifique se você realmente está focado no momento de agir.

Saiba que a dispersão ou perda de concentração são sintomas claros do excesso do meio digital em sua rotina.

Pratique técnicas de relaxamento

Além de refletir, encontre um tempo na sua rotina para praticar técnicas de relaxamento, como meditação, yoga, entre outras. Isso vai ajudar a reduzir o estresse e controlar a ansiedade.

Qualidade do sono

Estabeleça uma rotina de sono regular, mantenha um ambiente confortável e desligue os dispositivos eletrônicos pelo menos duas horas antes de dormir para avisar o seu corpo que está na hora de começar a “desligar” também.

Ajuda profissional

Se necessário, consulte um especialista. O profissional pode te ajudar a ter uma saúde mental melhor e, consequentemente, uma vida com mais qualidade.

Vale destacar que o uso descontrolado pode acarretar em um isolamento social do mundo real, fato muito comum entre adolescentes. É bem verdade que algumas pessoas podem utilizar as tecnologias sem impacto significativo em sua saúde mental. Por isso, o ideal é estabelecer limites saudáveis e equilibrar o tempo online com atividades off-line.

Confira outras dicas de saúde e bem-estar em nosso blog ou fique ligado nas redes sociais da Altenburg.

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