Bem viver
6
janeiro

Meditação: conheça cinco benefícios da prática milenar

A meditação tem sido reconhecida como uma ferramenta eficiente para melhorar a nossa vida cada vez mais atribulada pela rotina diária de afazeres. Prática milenar com raízes profundas na cultura védica, saiba que a meditação é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como mais uma forma de ajudar a prevenir doenças.

Os especialistas também garantem que, além de prevenir doenças, a meditação também ajuda a promover o bem-estar e pode até garantir produtividade no ambiente de trabalho. Isso porque a meditação busca a valorização da busca pelo equilíbrio interior, independentemente do mundo externo.

Para que você possa entender melhor, confira os cinco principais benefícios da meditação. Confira:

Redução do estresse

Você sabia que 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade? Os dados são da Organização Mundial de Saúde. Pois esse transtorno está relacionado ao estresse do dia a dia. Por isso, a meditação passar a ser uma técnica eficaz para reduzir os sintomas provocados pela ansiedade.

Isso se explica porque, ao meditar, a pessoa relaxa e desobstrui sua mente dos problemas cotidianos por alguns minutos. É como se o cérebro fosse desligado por alguns minutos, fazendo você esquecer das cargas negativas.

Estimula a criatividade

Na busca pelo equilíbrio interior, a meditação nos dá acesso ao nosso inconsciente. Com isso, saiba que é possível ter uma visão ampla de todos os aspectos da sua vida, o que nos assegura condições para construção de ideias criativas e disruptivas.

Basicamente, a meditação é um estímulo à concentração. Assim, quando estamos mais concentrados, os pensamentos fluem com naturalidade e geram insights que, dificilmente teríamos diante de tanta dispersão provocada pelos estímulos visuais e sonoros que recebemos.

Adaptável à rotina

Não é difícil praticar a meditação, pois existem várias formas, incluindo a mindfulness, a transcendental, com mantras e a da respiração. Cada uma delas se aplica de acordo com seu objetivo e seu estilo de vida. Ou seja, a meditação é um hábito facilmente adaptável a diferentes rotinas.

É possível, por exemplo, praticar a meditação no ambiente de trabalho. Para isso, basta criar um espaço tranquilo. Dez minutos por dia podem fazer a diferença.

Melhora das relações interpessoais

A meditação reduz a ativação do sistema nervoso simpático, promovendo respostas mais equilibradas e a melhora da autorregulação emocional. Pois saiba que esse fator reflete diretamente nas relações interpessoais do praticante, que busca estar equilibrado emocional e espiritualmente para guiar suas conexões com qualidade.

Ajuda no autoconhecimento

A meditação pode ser uma bússola no seu autoconhecimento. Na busca do equilíbrio entre mente e corpo, a prática conta com aliados fundamentais que farão a diferença quando tivermos dúvidas sobre nossos desejos, gostos e ambições: a paciência, a perseverança e a adaptação. As três características são alavancas para o nosso entendimento como seres humanos diante do nosso cotidiano, cheio de tarefas e responsabilidades.

Gostou desse post? Acompanhe mais dicas de bem viver no blog Altenburg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: “Lugar de Bem Cuidar” – Vídeo da campanha
Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
1234