Bem viver
27
dezembro

Dicas para manter seu colchão sempre limpo

Estima-se que um terço de nossas vidas se passe sobre o colchão, por isso, cuidar bem dele é cuidar bem de nós mesmos. Um colchão em boas condições nos garante uma noite de sono confortável e saudável, e repõe toda a energia que precisaremos para a rotina do dia seguinte.

Para garantir a longevidade, preparamos algumas dicas e cuidados para manter seu colchão limpo sempre e novo. É comum que ao longo do tempo se acumule sujeiras de diversas origens na superfície do colchão e isso pode ser muito prejudicial para a sua saúde, gerando vários tipos de alergias e interferindo no seu sistema respiratório.

Pensando na importância de manter a limpeza do colchão, vamos te dar algumas dicas para isso. Confira!

Entenda porque limpar e higienizar seu colchão

Antes de limpar e higienizar seu colchão é fundamental que você entenda a importância desse hábito. Afinal de contas, manter essa peça limpa tem impacto direto na sua saúde e bem-estar. 

Em peças como um colchão, temos um ambiente propício para o desenvolvimento de ácaros. Ou seja, além de toda a poeira e sujeiras de substâncias, também há o risco do aparecimento desses microrganismos. 

Para se ter ideia, mesmo sendo invisíveis a olho nu, os ácaros são grandes responsáveis por alergias e até o agravamento de problemas respiratórios. Sendo assim, com um colchão sujo, pode ser que você tenha crises relacionadas à asma e bronquite. Ou mesmo que tenha irritações na pele e nos olhos. 

Como manter o colchão sempre limpo

Virar ou Girar

Antes de tudo, é preciso saber se seu colchão pode ser virado ou apenas rotacionado (girar) em cima da cama. Entenda que virar é quando você deixa-o de ponta cabeça e rotacionar é quando você volta a cabeça para os pés. Vire a cada 30 dias intercalando com a rotação. exemplo:

  •  30 dias – virar
  • +30 dias – rotacionar
  • +30 dias – virar… e assim por diante

Sempre utilize lençol

Essa parece uma dica meio óbvia, pois utilizar lençol é uma prática já bem consolidada na sociedade. Entretanto, é muito importante ressaltar a importância desse uso, já que é essa barreira de tecido que irá impedir que muito tipo de sujeira superficial, como a poeira, se instale no seu colchão. Isso irá aumentar a vida útil dele e ainda melhorar a qualidade do seu sono.

Limpe as manchas do jeito certo

A melhor coisa para se fazer quando derramar algo no colchão é evitar encharcá-lo de água até a mancha sumir. O ideal é limpar com pouca água e detergente e esperar secar antes de colocar os lençóis de volta na cama.

Areje a cama diariamente

Durante a arrumação da casa um procedimento simples ajuda a deixar o colchão como novo por mais tempo: arejar o produto todos os dias. Puxe os lençóis e cobertores e deixe o colchão “respirar” por meia hora antes de estender a roupa de cama. É um gesto muito simples que aumenta a vida útil do produto e deixa seu organismo mais saudável.

Limpeza com vinagre branco 

O vinagre branco é um dos ingredientes caseiros que não podem faltar quando o assunto é limpeza. Por isso, você também pode usá-lo para limpar e higienizar seu colchão. Essa é, inclusive, uma receita muito indicada para tirar manchas, e você só vai precisar de uma esponja macia, vinagre branco e um pano. Assim, é só umedecer a esponja com vinagre e esfregar sobre as manchas. 

Logo em seguida, você deve deixar a substância agir no mínimo uma hora. Depois, pegue um pano úmido para retirar os restos de substância e terminar a limpeza da peça. Ao final, deixe a peça secar completamente. Além disso, uma boa dica para lidar com o cheiro do vinagre, caso ele não saia, é pingar gotas de óleo perfumado. Com isso, você pode escolher a fragrância que mais lhe agrada. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como deixar sua casa funcional?
Dicas para uma mudança residencial organizada
O que considerar ao escolher o travesseiro
Pinturas de parede diferentes: técnicas para renovar sua casa
1234