Altenburg apresenta projeto de franquias
Com uma história que já ultrapassa quatro gerações, a Altenburg estreia em maio uma nova fase apresentando ao mercado um audacioso projeto de franquias. A primeira franquia será inaugurada nesta quarta-feira (8 de maio), em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, um grande polo de tecnologia.
Para implementar as franquias, a companhia adotou o modelo de crescimento espiral, começando com lojas próximas da sede, em Blumenau. “Com as franquias, achamos que é o momento de atacar novas áreas, ir além do Sul, e entrar no Sudeste, Centro-Oeste”, pontua o presidente Tiago Altenburg.
O projeto de franquias é um sonho antigo e tem sido estruturado nos últimos três pelo gerente de varejo da Altenburg, Fabrício Juvêncio. “As franquias terão projeto arquitetônico exclusivo, mix de produtos que dialogam com os lançamentos da marca”, explica Juvêncio.
O gerente de varejo explica que o movimento dentro da Altenburg é salutar e que a empresa cumpriu ritos de mercado, como a estruturação de seu projeto de lojas monomarca. O gerente de varejo destaca ainda que o franchising é hoje um setor maduro.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias no Brasil atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento nominal de 13,8% em relação a 2022. Em comparação a 2019, na pré-pandemia, o aumento foi de 28,9%.
Entre as 3.311 redes de franquias do país, cerca de 13 são centenárias ou estão próximas dos 100 anos, segundo dados da ABF. “Nossa franquia se apresenta para o investidor como uma grande oportunidade de crescimento sustentável em um segmento exposto a pouca sazonalidade e uma parceria com uma marca com grande capacidade de adaptação às mudanças que a sociedade passa, haja visto sua perpetuidade ao longo de 103 anos”, explica Juvêncio.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a presença de empresas centenárias tem ganhado fôlego com a chegada das novas gerações ao comando. “O franchising garante a flexibilidade de oferta de vários formatos sem perder a essência do negócio, sendo uma importante opção para a marca ganhar capilaridade”, argumenta Tiago Altenburg, presidente da marca catarinense e que assumiu a presidência em janeiro, sucedendo seu pai que esteve à frente da empresa por 54 anos.
Confira nossos produtos na loja online e novidades nas nossas redes sociais.