Bem viver
29
outubro

Decoração sustentável: como aplicar na sua casa

Usar os recursos naturais de forma consciente deve ser incorporado em nossos hábitos, inclusive na hora de deixar os ambientes mais funcionais e bonitos. Aliás, palavras como “ecologicamente correto” e “sustentabilidade” estão em alta, e não é à toa. Conforme o mundo caminha para a nova realidade das mudanças climáticas, a questão do custo, em termos de emissão de gases de efeito estufa e uso de recursos naturais, está cada vez mais presente em todos os campos.

Quando se trata de decoração, não é diferente. É aí que entra a decoração sustentável, que hoje vai muito além do material do qual é feita sua luminária para abarcar toda a estrutura de um imóvel.  Quer saber mais sobre o assunto? Confira nossas dicas e aplique na sua casa também!

O que é decoração sustentável

A decoração sustentável não é apenas um conceito estético, mas é uma forma de construir um lar que coopere com o meio ambiente. Incorporar formas para evitar o uso excessivo de energia, água, itens descartáveis, por exemplo, já é uma forma de fazer uso desse tipo de decor. Assim a sustentabilidade e a decoração caminham lado a lado.

Comprar, usar ou fazer materiais sustentáveis, gera economia financeira e também de recursos naturais. Na decoração, é cada vez mais comum o uso de objetos de maneiras diferentes da tradição. E você pode incorporá-la aos mais diferentes estilos de quarto e cômodos no geral. Com o reaproveitamento é possível criar uma decoração sustentável com peças muito bonitas.

Plantas na decoração

Incluir plantas pela casa é fundamental para conseguir ambientes refrescantes e com um delicioso toque tropical. O indicado é dar preferência às plantas brasileiras, já que essas são mais aptas ao nosso clima e podem ser cultivadas dentro de casa. Alguns exemplos: Bromélias, palmeiras e filodendros.

Pode-se ainda optar por vasos duráveis ou feitos de material reciclado, os quais podem ser deixados em estantes, no chão e em cima de mesas, dependendo do ambiente e do seu gosto.

Reutilize e crie diferentes usos para objetos

Uma das grandes aliadas da decoração sustentável é a criatividade. Conciliando boas ideias com os conceitos de reciclagem e reutilização, você pode criar inúmeras peças autênticas, exclusivas e, quem sabe, feitas por você mesmo.

Então, antes de jogar alguma coisa no lixo, pense duas vezes. Aquilo pode ser útil de alguma forma? Pode compor a minha decoração? Com criatividade, você pode dar novas utilidades para objetos velhos ou sem uso.

Veja alguns exemplos:

  • Pinte latinhas de alumínio ou coloque papéis adesivos coloridos, transformando-as em porta-lápis para o seu escritório;
  • Use garrafas de bebidas para colocar flores e decorar mesas, sala de estar ou seu quarto;
  • Reaproveite vidros ou latas como suporte de velas, dando mais conforto e charme aos ambientes;
  • Aproveite caixotes de madeira das feiras para utilizá-las como caixas organizadoras, porta-livros ou até mesmo nichos de parede;
  • Aposte nos famosos pallets e use-os como sofá, mesa, banquinhos, cama ou cabeceira;
  • Pegue aquela escada que você não utiliza, pinte e use como prateleira para apoiar objetos.

Gostou das dicas? Então que tal começar a aplicar hoje mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como evitar as bolinhas de roupa de cama
A importância de usar um travesseiro específico para pets
Como limpar box de banheiro em passos simples
Diferença entre Porta travesseiros e fronhas
1234