Bem viver
1
novembro

Aromatizador de ambiente: como escolher para cada cômodo?

Quem não gosta de ter uma casa naturalmente perfumada e agradável? Isso é possível através do uso de aromatizador de ambiente. Super cheirosos e perfeitos para deixar sua casa com um frescor único, eles promovem bem-estar durante todo o dia. O que nem todos sabem, é que cada ambiente tem um propósito diferente, por isso precisa de um aroma específico.

De acordo com os fundamentos da Aromaterapia, o aroma correto, no ambiente correto, pode trazer inúmeros benefícios para o nosso cotidiano. Mas afinal, qual aroma usar em cada ambiente da casa? Confira o artigo a seguir e descubra!

Como aplicar os aromas

Primeiro, precisamos falar sobre como esse cheiro se espalhará pelo ambiente. Uma das maneiras mais simples de aromatizar um ambiente é por meio de um difusor. Basta encher um frasco com um óleo base (pode ser óleo de amêndoas) e uma colher de sopa de álcool de cereais. 

Depois, acrescente algumas gotas de óleo essencial e molhe três varetas de madeira na mistura. Mergulhe as varetas no frasco e deixe as pontas molhadas para fora. Além de aromatizar a casa, o difusor também pode ser utilizado como um bonito objeto de decoração.

Outro método é através de spray – pingue algumas gotas do óleo essencial (pode ser mais de um tipo de óleo essencial) em um frasco com álcool de cereais e borrife no ar, sobre as cortinas, roupa de cama ou móveis.

O aromatizador para cada cômodo

Quarto

O quarto é um ambiente de várias emoções e que demanda de uma atenção especial para cada momento.

Se a intenção é descansar e dormir bem, essências suaves como lavanda, camomila, melissa, manjerona e mandarina são a melhor opção. Para relaxar e elevar sua energia, ylang-ylang, cedro, sândalo e olíbano tornam-se a melhor pedida.

Agora, se a intenção é aquecer os ânimos e favorecer um contato mais romântico, vale a pena apostar em rosa, jasmim, néroli, cardamomo e patchouli no seu difusor.

Sala

A sala costuma ser o ambiente mais movimentado e dinâmico da casa. Por isso, seu aroma deve ser energético e proporcionar bem-estar. O óleo essencial de laranja, por exemplo, transmite sensações de alegria e tranquilidade.

É ideal para ser utilizado durante uma reunião entre amigos. Se o ambiente for utilizado para os estudos, o óleo essencial de alecrim é o mais indicado, pois estimula a concentração durante a leitura. Os óleos de pimenta rosa, canela, cedro e manjericão também são excelentes para esse cômodo.

Cozinha

A cozinha é o lugar onde os cheiros mais marcam, afinal, nada melhor do que aquele aroma de comida boa, ou do café sendo passado na hora. Por isso, é preciso um pouco de cuidado com a essência a ser exalada.

Aromas cítricos, como laranja, limão e tangerina são uma boa forma de dar uma característica ao cômodo, sem atrapalhar os alimentos. 

Para neutralizar cheiros fortes de fritura ou qualquer outra coisa que possa acontecer na cozinha, vale a pena apostar em especiarias, como anis, canela e erva-doce.

Banheiro

O banheiro é um dos locais mais relaxantes da casa, que exige tranquilidade e harmonia. O aroma de eucalipto é perfeito para trazer esses bons fluidos a este cômodo da casa. A essência do pinho lembra a mata, traz frescor e é estimulante. Enquanto a arruda traz a ideia de limpeza e alto-astral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como evitar as bolinhas de roupa de cama
A importância de usar um travesseiro específico para pets
Como limpar box de banheiro em passos simples
Diferença entre Porta travesseiros e fronhas
1234