Bem viver
20
setembro

Casas sustentáveis: tudo o que você precisa saber sobre elas

Existem diversos benefícios ao fazer uma construção sustentável, como a preservação ambiental, a valorização da sua construção e a economia que ela pode render. Se você tem essa preocupação, precisa conhecer as casas sustentáveis.

O que são casas sustentáveis?

Casas sustentáveis são aquelas que são planejadas e construídas de forma que agrida minimamente o meio ambiente. Elas trazem um bom retorno econômico, motivo que as tornam ainda mais interessantes.

Se você quer construir casas sustentáveis, não necessariamente você precisa utilizar todos os recursos disponíveis, existem diversas maneiras de tornar sua casa sustentável, algumas mais simples e outras mais complexas. Confira algumas dicas.

Sistemas elétricos e hidráulicos

Projetos de casas sustentáveis utilizam sistemas de captação natural de energia solar, geralmente através de painéis solares. Eles ficam sobre o seu telhado, reagem com a luz do sol e a partir de um inversor solar converte a energia solar em energia elétrica.

Essa energia vai para o quadro de luz e então é distribuída para a sua casa. Em um primeiro momento, esse ainda é um investimento alto, porém a longo prazo vale muito a pena.

Outra característica das casas sustentáveis é a instalação de janelas grandes que promovem boa iluminação e ventilação natural. Com isso, possibilita-se mais conforto térmico aos cômodos. O sistema hidráulico também oferece uso de cisternas, que são reservatórios voltados para captar a água da chuva.

A água da chuva pode ser reutilizada de várias maneiras na sua casa sustentável. Porém, é importante separar a água pluvial da água potável encanada, a rede exclusiva deve ter destinos certos, como jardins ou vasos sanitários. Essa água também pode ser destinada à limpeza.

  • Objetos que economizam água e energia em uma casa sustentável:
  • Descarga econômica
  • Torneiras com arejador ou automáticas
  • Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos com o selo Procel (que indica melhor eficiência energética)
  • Lâmpadas Led

Localização estratégica

Projetos de casas sustentáveis começam na escolha da sua localização. Um local apropriado é aquele que fica longe de áreas de preservação, para evitar qualquer impacto negativo.

Também é interessante que uma casa sustentável fique próxima de locais com fácil acesso ao transporte público e lojas de conveniência. Dessa forma, evita-se o uso de carros e a emissão de poluentes para a atmosfera.

Telhado Verde

O telhado verde funciona como um ótimo isolante térmico para casas sustentáveis, além de disponibilizar um ganho de área no telhado e proporcionar um conforto acústico.

A composição desse tipo de telhado é dividida em 6 camadas, primeiramente a laje que precisa ser pensada para suportar a carga da vegetação, seguida da impermeabilização que normalmente é feita usando uma manta asfáltica. Após isso, seguem respectivamente a camada drenante, a camada filtrante, o substrato e por fim a vegetação plantada sobre o substrato.

Vantagens das casas sustentáveis

  • Construções mais rápidas, quando comparadas às casas convencionais.
    Utilização de recursos naturais respeitando o meio ambiente
    Promoção do bem-estar e qualidade de vida dos moradores
    Utilização de materiais reciclados
    Iluminação eficiente natural que garante economia de energia
    Sistema térmico que promove aquecimento natural em dias frios
    Sistema hidráulico que oferece armazenamento da água da chuva
    Evita poluição do meio ambiente
    Valorização do imóvel

Algumas soluções para casas sustentáveis sairão mais caras inicialmente, mas a longo prazo trarão um bom retorno financeiro. O importante é fazer o que está ao nosso alcance para preservar o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
Altenburg no programa A Tarde É Nossa (SCC/SBT) – Vídeo
1234