Bem viver
22
setembro

Sono do bebê: como melhorar as noites dos pequenos

Você sabia que o sono do bebê é tão importante quanto a alimentação e higiene? Dormir bem estimula o desenvolvimento intelectual e ajuda na liberação do hormônio do crescimento (GH). Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), uma criança que tem um descanso adequado apresenta uma melhor qualidade de vida.

Ambientes muito barulhentos, falta de rotina e uso de estratégias equivocadas são os fatores que mais atrapalham uma boa noite de sono. Por isso, separamos algumas dicas para trazer mais tranquilidade à sua noite! Confira!

Como melhorar o sono do bebê 

Organizar as agendas

É importante tentar iniciar a rotina assim que o bebê nascer, é possível encontrar um equilíbrio. O ideal é que a criança durma perto das 19h, o que pode diminuir o tempo com os pais, quando trabalham fora e chegam tarde, por exemplo. Uma alternativa seria tentar fazer com que o tempo de qualidade juntos seja pela manhã, antes que os pais saiam para trabalhar. 

Promova um ambiente agradável e que estimule o sono do bebê

É bem importante preparar todo o ambiente para o sono do bebê. No caso, estamos falando em se atentar aos ruídos presentes no ambiente. Quanto mais silencioso for o local, maiores as chances do bebê dormir rápido e bem. 

No entanto, assim como os adultos, eles podem ter algumas preferências. Por exemplo, pode ser que o seu bebê durma melhor quando tem uma música suave de fundo, como uma canção de ninar ou mesmo o som de um móbile.

No caso, cabe aos pais observarem qual a resposta do bebê frente a estímulos e retirar aqueles que impedem de pegar no sono ou de dormir várias horas seguidas.

Fuja dos cochilos no colo

Acredite, é muito comum que as mães, após amamentar e o bebê arrotar, permita o que os seus filhos durmam no seu colo. Essa é uma prática prejudicial para o sono do bebê e precisa ser abolida nesse exato momento.

Quando seu bebê dorme no colo, o mínimo que ele espera é acordar no mesmo lugar, ou seja, nos seus braços. Além disso, os bebês têm um ciclo de sono que duram em média de 60 minutos e se ele acordar nesse tempo e perceber que não está no seu colo, você não vai mais conseguir colocar ele para dormir naquele momento.

Assim que amamentar e colocar o seu bebê para arrotar, deite ele no berço, pois assim ele vai se acostumar a dormir não, mas no seu colo, e sim no local adequado.

No início, sabemos que tudo é difícil e que a criança vai chorar mais do que dormir, mas tudo isso não passa de uma fase. Mantenha paciência e siga com este plano. Isso inclusive faz com que você não torne o seu bebê dependente do seu colo para conseguir dormir.

Crie um hábito, apesar de ser difícil no começo, vai valer a pena depois. Hábitos benéficos e positivos sempre serão bem vindos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Cores para cozinha: dê mais vida ao ambiente
7 Coisas que ninguém te conta sobre morar sozinho
Tudo o que você precisa saber para criar um cantinho pet
Ambiente integrado: dicas e inspirações para montar o seu
1234