Bem viver
17
setembro

Quais os primeiros cuidados com um lençol novo?

Não há nada pior que lençóis rígidos e ásperos, que arruínam sua noite de sono. Isso frequentemente acontece com lençol novo, nos quais essa rigidez se dá em razão dos resíduos químicos do processo de fabricação. Por sorte, há várias maneiras de amaciar seus lençóis para que você tenha uma confortável e luxuosa noite de sono. Confira!

Como cuidar do lençol novo

O primeiro passo é, ao se perguntar quais os primeiros cuidados com um lençol novo, tenha em mente que o primeiro é lavar. E lavar não é só colocar na máquina, com outras peças. Essa primeira lavagem, inclusive, é recomendada que aconteça só com ele.

Para isso, sempre dê preferência a sabões neutros ou suaves para seu lençol novo. Certifique-se de que estejam completamente dissolvidos antes de colocar as peças na máquina e selecione o programa de lavagem correto para cada tipo de roupa. 

Essas providências farão com que as fibras não sejam rompidas, aumentando a vida útil das mesmas. Evite deixar as roupas de molho, pois roupas de cor forte podem desbotar. Produtos com alvejantes não são recomendados para tecidos coloridos, estampados ou com aplicação de bordados, pois fazem com que as cores desbotem progressivamente.

Cuidados na máquina de lavar

Para lavar os lençóis, além de usar sabão, vinagre e bicarbonato de sódio, o ideal também é usar água fria para o enxágue. Não misture os lençóis brancos com coloridos para evitar manchar. Nem lave com outros tipos de peças de roupas, pois botões, zíperes e outros acessórios podem danificá-los.

Além disso, são peças que vão à rua, e os lençóis são peças de casa, não convém misturar. Escolha o ciclo adequado para lavagem de lençóis na máquina de lavar, conforme a quantidade, a cor e o grau de sujeira. 

Nas primeiras lavagens, um ciclo leve para os lençóis deve ser suficiente, especialmente se você lavar ao menos uma vez por semana.

Etiquetas e a lavagem do lençol

Se você está na dúvida sobre a lavagem do seu lençol novo, uma dica é sempre olhar a etiqueta do produto. Ela vai indicar se o material exige sol, sombra, ciclos leves, lavagem em água fria, secagem natural ou em máquina, por exemplo. 

Fique atento também aos tipos de produtos para lavagem, sem alvejantes para evitar danos. Alguns são tão fortes que chegam a desmanchar o tecido.

A lavagem com água quente é indicada para matar bactérias, mas nem sempre isso será necessário, lembrando que água quente também desgasta os tecidos mais rapidamente. Use em caso de gripes ou muita sujeira. Da mesma forma, deixar muito no sol ou em secadoras pode prejudicar, em especial os lençóis coloridos.

Cuide bem dos lençóis mesmo antes de usar

Antes mesmo de lavar, já é bom saber onde você vai guardar os lençóis que adquiriu. Escolha sempre um lugar longe da umidade, limpo e arejado para guardá-los.

Pode ser no seu quarto, em um aparador na sala, o importante é que eles tenham um local para ficar guardados antes e depois do uso.

Também nunca guarde nada úmido, pois vai prejudicar o lençol e também a você e sua saúde. Doenças de pele podem começar com peças úmidas guardadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
Como se fala Altenburg – Vídeo
Confira dicas para se manter saudável no Outono
Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
1234