Bem viver
9
junho

Dicas para usar os tapetes na decoração da sua casa

Complementar a decoração com tapetes é a aposta perfeita para deixar o ambiente mais aconchegante e requintado. As peças dão um toque especial aos ambientes, tornando-os cheios de estilo e muito mais charmosos. Além disso, ele é capaz de dar mais personalidade e aconchego, definir ambientes, melhorar a acústica e a sensação térmica de uma casa. No entanto, o que acontece muitas vezes é que o tapete é usado de forma errada. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a usar os tapetes na decoração. Confira!

Tipos de tapetes para usar na decoração da casa

  • Tapete de lã: é um dos mais comuns, duráveis e macios. Indicado para quartos, salas e espaços de grande circulação.
  • Tapete de seda: tem um toque suave e é luxuoso, porém exige manutenção profissional. Por isso, é uma boa opção para ambientes com pouca circulação.
  • Tapete de sisal: durável, natural e com texturas marcantes. Perfeito para ambientes de verão, espaços arejados e salas.
  • Tapete sintético: os materiais são cada vez mais aprimorados para parecerem naturais. Fáceis de limpar e bons para lugares movimentados.
  • Tapete Kilim: existe há centenas de anos e nasce através de técnicas artesanais, preservando memórias e apresentando uma magnífica associação entre as cores através de suas listras.
  • Tapetes Shaggys ou felpudos: são aqueles com pelos altos. Elegantes, eles transmitem uma sensação de que o espaço é maior do que realmente é, além de aconchegarem muito o cômodo.
  • Tapetes persas, belgas, turcos: são clássicos e possuem enorme tradição e são considerados peças artísticas. Trabalhados cuidadosamente e com processos artesanais, contam com um alto nível de detalhes.

Como usar tapetes na decoração

É comum ficar um pouco perdido na hora de escolher o tapete ideal para o seu ambiente, isso porque o mercado disponibiliza diversos modelos e cada um apresenta características que fazem com que eles sejam mais adequados para um determinado ambiente. 

Tamanho do ambiente

A primeira coisa que você precisa fazer antes de usar o tapete na decoração é medir o ambiente onde ele será utilizado. Mas também é preciso saber que cada ambiente exige uma disposição de tapetes na decoração e isso também irá influenciar nas medidas.

Estilo de tapete na decoração

Você precisa analisar qual o estilo de decoração do ambiente, pois é muito importante que o tapete na decoração se harmonize ao estilo do cômodo, mas nem sempre é necessário que ele seja do mesmo estilo. Aqui a regra é ter equilíbrio e encontrar um modelo de tapete que “converse” com sua decoração.

Tapetes x Móveis

Os tapetes na decoração também devem ter uma relação com o mobiliário do espaço e servem para definir ambientes. Por exemplo: numa sala com living, home theater e jantar espacialmente integrados, cada tapete fará parte de uma composição, tendo relação direta com os móveis. Outra dica é que o ideal é que eles sejam altos para serem mais confortáveis.

Delimitando espaços

Você sabia que os tapetes também podem te ajudar a delimitar espaços? Esta estratégia decorativa é bem importante, sobretudo quando estamos falando de ambientes abertos, com cômodos distintos. A ideia, com o uso de tapetes na decoração, é criar um efeito limitador, mesmo que não haja qualquer tipo de parede ou bancada. E vale até usar mais de um tapete, um sobre o outro, pois a composição fica moderna e linda!

Gostou das dicas? Que tal aplicá-las na sua casa? Depois vem aqui e conta para a gente como ficou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
1234