Bem viver
5
abril

Travesseiro ideal versus posições para dormir

mulher dormindo em travesseiro ideal

.Uma boa noite de sono tem um impacto fundamental na qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Ficar sem dormir, dormir mal, dormir pouco e as posições de dormir podem impactar diretamente na saúde do indivíduo. Isso porque, é o momento em que estamos recarregando as energias, revigorando o corpo e a mente para mais um dia de trabalho. No entanto, existem muitos fatores que influenciam diretamente na qualidade do nosso sono. Entre eles estão as posições de dormir e um travesseiro ideal. 

Não existe de fato a melhor posição para dormir, cada um tem a sua preferida. No entanto, é importante saber que algumas podem acarretar em problemas de saúde, como dor crônica na lombar, apneia e ronco. Por outro lado, existem aquelas que oferecem muitos benefícios e ajudam até na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson. 

De acordo com especialistas, o mais indicado é deixar a cabeça, pescoço e tronco alinhados e os músculos relaxados, principalmente da região do trapézio. Porém, cada um tem um jeito de dormir e existe um travesseiro ideal para cada posição. Isso permite que o corpo fique posicionado da melhor forma e garantindo noites mais tranquilas e confortáveis.

Travesseiro ideal para dormir de lado

Esta é uma das melhores posições para uma boa noite de sono pois é a que mais proporciona o descanso da coluna, evitando que os discos e as articulações sejam forçadas. O travesseiro é muito importante para quem dorme de lado, pois é ele que vai manter a cabeça alinhada.

Por isso, o travesseiro ideal para esta posição é o body pillow, pois ele dá suporte tanto para o braço quanto para a perna, fazendo com que o ombro relaxe e que os joelhos fiquem levemente dobrados. Vale citar ainda que, alguns estudos apontam que a posição lateral favorece o sistema de limpeza cerebral, ajudando a prevenir Parkinson e o Alzheimer, além de auxiliar na redução da gravidade da apneia.

mulher deitada com travesseiro body pillow

Dormindo de costas

O travesseiro ideal para quem gosta de dormir de costas certamente, não é o mais alto. Aliás, deve-se tomar muito cuidado com esse tipo, pois eles forçam o pescoço para cima e deixam o queixo muito próximo do peito. Além disso, a curvatura da coluna fica sem apoio, o que pode causar dor nas costas ou agravar problemas de quem sofre com dor na lombar. Neste caso, a recomendação é optar por um formato de travesseiro que seja firme e tenha suporte médio.

Dormindo de bruços

Uma posição bastante comum para dormir é de bruços. Inclusive é uma das menos recomendadas por especialistas, pois o pescoço fica torcido forçando os músculos. Esta forma pode ocasionar dores nas costas porque força a extensão e as juntas da coluna. Além disso, a respiração fica mais difícil pois há compressão da caixa torácica contra o colchão. 

Por isso, o indicado é tentar se adaptar a outra maneira de dormir. Para quem não consegue mudar a posição de dormir, o travesseiro ideal é um que seja bem macio e baixinho. Isso evita que o corpo fique mais baixo que a cabeça. Outra opção é colocar um travesseiro embaixo do quadril e da barriga, ajudando a aliviar a pressão. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como evitar as bolinhas de roupa de cama
A importância de usar um travesseiro específico para pets
Como limpar box de banheiro em passos simples
Diferença entre Porta travesseiros e fronhas
1234