Bem viver
6
janeiro

Práticas saudáveis para uma vida mais leve


O que você costuma fazer para manter o corpo e a mente em equilíbrio? No ano passado conseguiu cumprir a meta de dedicar mais tempo e atenção à própria saúde? Dentre as várias metas traçadas no início de um novo ano, o autocuidado é uma das mais frequentes e também uma das que mais são deixadas de lado no decorrer dos 356 dias.


2020 foi um ano atípico onde aprendemos a olhar para dentro e a reconhecer nossas forças, fraquezas e necessidades. A Suvinil elegeu “Meia-luz” como a cor de 2021, já que carrega em si apenas boas vibrações. Além da cor que é símbolo de esperança, inserir práticas saudáveis em sua rotina é fundamental para uma vida mais leve, saudável e feliz.

No Dia da Gratidão, reunimos algumas dicas essenciais para que os bons hábitos possam ser inclusos em sua rotina de maneira simples. Está pronta para absorver as sugestões e colocá-las em prática? 

Faça uma lista de metas e releia diariamente 

Em uma folha anote todos os seus objetivos, pessoais e profissionais, para o ano. Ao lado coloque o motivo para alcançar cada um deles e o que sentirá no dia que alcançá-los. Para que você possa lembrar e reler a lista diariamente, opte por deixá-la em um lugar bastante visto como na porta da geladeira, na porta do guarda roupa ou atrás da porta do quarto. 

Dica extra: não anote seus objetivos em um caderno e guarde-o na gaveta, e não use o bloco de notas do celular. Para que você sinta-se entusiasmado é preciso ter acesso diário e rápido às metas.

(Foto: Pinterest) 


Escalde os pés com ervas medicinais semanalmente

 

Escalda-pés é um hábito que vai mudar sua vida, acredite. O tratamento, bastante antigo, consiste na infusão de ervas medicinais na água para mergulhar os pés, que constituem uma parte do corpo bastante delicada e importante. Afinal, eles nos sustentam o dia inteiro. O hábito ajuda a desinchar e acalmar as dores nos pés, e promove ainda mais relaxamento quando é feito com ervas medicinais.

– Camomila e erva doce: ambas têm efeito calmante, relaxante e também clareador.
– Chá verde: energizante e antioxidante.
– Hortelã: rico em ácido rosmarínico, possui efeito antisséptico e revigorante.

(Foto: Pinterest) 


Tenha diferentes tipos e tamanhos de plantas em casa 

 

Seu lar é seu refúgio, é onde você se conecta consigo mesma.
Para conviver em um ambiente mais tranquilo e enaltecer a decoração do lar, tornando-o ainda mais acolhedor, a presença de plantas de diferentes cores, tamanhos e texturas é fundamental. Além de decorar os ambientes, elas proporcionam sensação calmante, revigorante e energizante. Elas têm o poder de dar vida e cor ao lar.

Dica extra:
você tem um espaço limitado? Invista em hortas, jardineiras na janela, plantas no chão e suspensas. As plantas refletem a felicidade e o cuidado da casa. 

(Foto: Pinterest) 

 


Pratique exercícios físicos com frequência

 

É cientificamente comprovado que a prática de atividades físicas proporciona uma qualidade de vida ainda melhor. Para muitas pessoas o mais difícil não é começar e sim manter uma frequência, que é responsável pelos resultados sólidos. A prática oferece diversos benefícios: melhora a autoestima e a respiração, diminui os níveis de ansiedade e pensamentos negativos, aumenta a flexibilidade e consciência corporal. Não é à toa que muitos especialistas recomendam as atividades para pacientes com depressão. 

Dica extra: pilates, yoga e bicicleta são ótimas opções para quem busca uma alternativa diferente das tradicionais. 

(Foto: Pinterest) 


Mantenha uma alimentação saudável 

Para ter uma alimentação equilibrada, a moderação à mesa é fundamental.
O consumo de alimentos saudáveis não está ligado apenas a dietas restritivas que influenciam no humor, escolhas inteligentes permitem que você substitua determinado alimento por outro ainda mais completo em nutrientes e vitaminas.  O segredo para não desanimar e perder o foco é aprender receitas simples e saborosas com ingredientes leves e naturais. 

Dica extra: cozinhe todas as refeições da semana seguinte no final de semana. Assim, além de ter mais tempo para relaxar após o trabalho, você não afeta suas refeições por preguiça de cozinhar. 

(Foto: Pinterest)

Medite todos os dias 

Cada vez mais pessoas têm descoberto o poder da prática milenar oriental, que consiste em uma série de exercícios para respiração que levam ao esvaziamento da mente e à busca pela sabedoria interior. A série de técnicas é benéfica para controlar a ansiedade, o estresse, a insônia e a depressão. Outra grande vantagem é o fortalecimento do sistema imunológico, já que a meditação tem ação anti-inflamatória e analgésica.

(Foto: Pinterest) 


Valorize as horas de sono 

Embora cada pessoa tenha seu próprio relógio biológico, o sono é vital para garantir o funcionamento do organismo. Quando uma noite de sono não é bem aproveitada a irritação, o cansaço e as dores no corpo se manifestam. Segundo especialistas da área, um adulto deve dormir, de preferência, de sete a nove horas por dia. Quando não é possível, deve-se dormir a mais na noite seguinte. 

Dica extra: deitar-se e levantar-se no mesmo horário, e usar um travesseiro confortável e ideal para a posição que você dorme, ajudam na qualidade do sono. 

Gostou destas dicas para manter corpo e mente em equilíbrio? Qual delas você ainda não pratica, mas irá inserir em sua rotina? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
1234