Bem viver
7
outubro

Banho relaxante: o primeiro passo para o ritual do sono


A hora do
banho é o acontecimento mais relaxante do dia. Para os recém-nascidos e para as crianças, o ato não é simplesmente um momento de limpeza e higiene, ele representa o toque carinhoso e a troca de energia entre o cuidador e o bebê. O ritual do sono começa pelo banho, quando o neném é massageado delicadamente e pode relaxar em contato com a água morna. 

Saber controlar o nervosismo é um dos principais desafios, já que o bebê é capaz de sentir a insegurança de quem o cuida. Para tornar a tarefa mais tranquila e calmante, primeiro deve-se lembrar que o pequeno saiu de um meio líquido, ou seja, o contato com a água é muito familiar e acolhedor. 

Além da limpeza, o banho tem como objetivo conectar o bebê à mãe. Cada criança é um universo e se acostuma de uma determinada maneira. Por isso é fundamental descobrir qual é o horário que mais funciona para o pequeno, assim ele começa a desenvolver sua própria rotina. 

Passos para o relaxamento do neném

>> Banheira ou balde?

Embora algumas crianças demonstrem tranquilidade ao ficarem próximas do tórax do cuidador durante um leve banho de chuveiro, o mais indicado é banhar o pequeno na banheira ou em um balde próprio para a ocasião. Afinal, o contato com a água não é algo novo e ajuda muito na sensação de pertencimento. 

Se o bebê chorar e não se sentir seguro de barriga para cima, vire-o de costas, apoiando as nádegas na água, e comece a despejar delicadamente a água morna nas costas, tórax, braços e pernas. A quantidade de água na banheira vai depender do tamanho do bebê. Se ele for pequeno, 1/3 da banheira é suficiente. Se for um bebê de mais de 3 quilos, é necessário encher até a metade. 

Enquanto o bebê ainda é pequeno e bastante sonolento, o melhor modo de banhá-lo é segurar somente a cabeça firmemente por trás do pescoço. O restante do corpo deve ficar submerso na água, na posição vertical. É tão relaxante que, muitas vezes, o ritual do sono já inicia ali. 

Conforme a criança for ficando maior e mais acordada, vale usar algum brinquedo ou elemento lúdico na hora do banho. Músicas e livros são bem-vindos para acalmá-lo durante o momento relaxante. 

>> Óleo, massagem e toalha macia 

Durante o momento da higiene, o cabelo e o corpo do bebê devem ser lavados com produtos específicos para recém-nascidos, liberados pelo pediatra. Aromas neutros, mas que utilizem elementos na natureza são os mais indicados e ajudam a desenvolver o olfato do bebê. 

Se for dar mais de um banho por dia, use shampoo e sabonete em apenas um deles. Afinal, é fundamental conservar a oleosidade natural da pele, já que funciona como uma camada de proteção para o neném. Banhos secos com fralda não são indicados, pois podem provocar assaduras e irritações na pele sensível. 

Na hora de enxugar, use sempre uma toalha ou fralda bem macia e que absorva a água sem irritar a pele. Durante todo o processo do banho, conversar baixinho e evitar movimentos bruscos é importante para não assustar a criança. 

>> Massagem finalizadora

Depois do banho, uma massagem é uma ótima maneira para fortalecer ainda mais o vínculo com o bebé e mantê-lo relaxado. Para o momento, que antecede a noite de sono, é indicado utilizar produtos com aromas naturais como bergamota, alecrim e camomila, que trazem uma sensação de calma para o neném. 

Após finalizar os movimentos leves no tórax, barriga, costas, pescoço, braços e pernas, vista a roupinha e dê continuidade ao ritual do sono no quarto, com a luz baixa, no berço. Com o neném já relaxado, deite-o no colchão e procure cantarolar alguma canção delicada. A voz e a baixa iluminação farão com que o pequeno pegue no sono de maneira mais tranquila e natural. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
1234