Bem viver
5
outubro

Contar histórias para dormir: por que é tão bom?


Quando você era criança qual era a última atividade que fazia antes de pegar no sono? Depois de jantar, tomar banho e se preparar para
dormir, provavelmente você brincava com alguns bonecos, com seus irmãos ou imaginava a história do um livro que seus pais haviam acabado de contar. 

Com o passar dos anos as rotinas mudaram, tanto a dos pais quanto a dos filhos. O ato, que era um hábito, de deitar na cama e ler um livro para fazer o filho dormir, estimulando a imaginação e o lado lúdico infantil, atualmente é praticado com escassez. 

Ler um livro ajuda na saúde emocional e no desenvolvimento cognitivo  

Juntar-se ao seu filho e dedicar um tempo para ler um livro com ele, traz vários benefícios à saúde emocional do pequeno, além de favorecer o desenvolvimento cognitivo. 

Quando você deixa algumas tarefas de lado para compartilhar uma história literária com seu filho, a criança amadurece o sentimento de confiança e pertencimento, porque compreende que o momento é uma prova de carinho e união. 

Outro grande benefício emocional que a leitura noturna proporciona é o fato de mostrar para seu filho que os protagonistas dos livros passam por situações parecidas com as que ele enfrenta na escola, no grupo de amigos e em casa. Durante a narrativa o pequeno entende que todos têm dias bons e ruins. 

Já no nível cognitivo, foi comprovado que ler em voz alta para uma criança pequena auxilia no desenvolvimento de suas capacidades linguísticas, ampliando seu vocabulário e melhorando a maneira como ela se expressa. Em crianças maiores, a atividade é benéfica porque incentiva a leitura e ajuda no processo de compreensão do que leem. 

Monte um ritual diário para ficar ainda mais próximo do seu filho 

>> Escolha livros interessantes e adequados à idade da criança.

>> Dedique-se inteiramente ao momento: desligue o celular, a televisão e evite qualquer outra distração. 

>> Utilize a leitura para auxiliar no relaxamento: leia com calma, utilize um tom de voz tranquilo e não faça muitos alardes. 

>> Aproxime e fortifique o laço familiar: enquanto vocês leem juntos, a criança entenderá de maneira ainda mais clara a importância do apoio e presença familiar.

Aproveite o mês das crianças para resgatar essa atividade tão fundamental para o desenvolvimento do seu filho. Qual será o primeiro livro lido neste novo momento em família?

Page with Comments

  1. Parabéns pelo texto, realmente muito bom. Além de ajudar a criança a dormir, quando contamos as histórias, ainda criamos esse vínculo com nossos filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Altenburg apresenta projeto de franquias
Cama Versalhes, o presente ideal que toda mãe merece!
Dia das Mães: “Lugar de Bem Cuidar” – Vídeo da campanha
Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
1234