Bem viver
24
setembro

Por que privar-se do sono é tão prejudicial para a saúde?

Estudos apontam que a privação do sono aumenta os riscos de doenças como diabetes, hipertensão e outras. Entenda

Você provavelmente já está cansado de saber que o sono é de extrema importância para a sua saúde, certo? Porém, ter oito horas de sono por noite é praticamente um luxo para poucos, principalmente nas grandes cidades.

Excesso de utilização dos smartphones, filmes e séries, crianças acordadas até tarde, programas noturnos e o trabalho que levamos para terminar em casa são apenas alguns dos exemplos mais tradicionais de empecilhos para uma boa noite de sono.

Como resultado, esse acúmulo de atividades faz com o que o tempo reservado para o sono seja cada vez mais curto – ou inexistente – no mundo moderno. O sono é muito importante e suas fases são essenciais para a saúde (clique aqui e entenda).

Privação do sono: um risco perigoso

As pessoas que não dormem o suficiente sentem falta de energia para as tarefas diárias, ficam deprimidas ou irritadas, queixam-se de dificuldade de concentração, apresentam maior frequência de doenças infecciosas, acidentes automobilísticos e envelhecem mais rapidamente.

Problemas ainda mais sérios

Há evidências consistentes de que a privação de sono também aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade – por outro lado, os adultos que dormem mais do que sete a oito horas por dia enfrentam problemas diferentes daqueles que dormem menos do que o necessário.

O número de horas de sono ideal para reparar as energias gastas em vigília costuma ser em média de seis a oito horas por dia. Enquanto para alguns cinco horas por noite são suficientes para enfrentar as tarefas diárias, outros passam o dia cansados se não dormirem nove ou dez, por exemplo.

É preciso dormir bem

Nós já fizemos um texto sobre dicas para dormir bem após um dia de trabalho que você pode conferir em nosso blog. Mas aqui também cabem algumas dicas essenciais para não deixar de aplicar em seu dia a dia. Elas são: evitar cafeína, nicotina e álcool nas últimas horas do dia, não fazer refeições exageradas antes de deitar, evitar dormir durante o dia e não assistir televisão no quarto de dormir.

Por isso, é muito importante não privar-se do sono e prestar muita atenção na qualidade de suas noites de descanso. No site da Altenburg, você pode conhecer inúmeras opções de roupas de cama e travesseiros para que sua noite de sono seja mais calma e tranquila. Aproveite! 

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