Bem viver
16
setembro

O que o nosso corpo faz enquanto dormimos?

Engana-se quem pensa que o nosso corpo apenas fica imóvel durante o sono. São inúmeras as atividades que ele realiza enquanto dormimos

Sabe quando você deita em uma determinada posição e acorda exatamente da mesma forma? Naturalmente, tendemos a acreditar que nosso corpo ficou imóvel, paradinho e descansando junto com a gente. Porém, isso não é verdade!

Enquanto dormimos, o nosso corpo tende a realizar inúmeras atividades e praticamente todas são benéficas para nos proporcionar uma boa noite de sono. Que tal descobrir algumas delas e como elas se relacionam com a nossa saúde?

Seu corpo fala enquanto você dorme

Você sabia que, durante a noite, nossa temperatura corporal diminui? Pois é, isso acontece porque a maioria dos nosso músculos fica inativa durante o sono e, por isso, gastamos menos calorias.

É por isso também que sentimos mais frio durante a noite.

Nossa pele se regenera

A superfície da nossa pele é coberta de células mortas, que vão caindo ao longo do dia. Quando dormimos, a velocidade da taxa metabólica da pele fica mais acelerada, fazendo com que mais células sejam produzidas.

Dessa forma, os danos na pele acabam sendo reparados. Isso significa que dormir bem é sinônimo de uma pele melhor e mais bonita.

Hormônios liberados aos montes

Você sabia que, ao dormir, nós liberamos hormônios responsáveis pela reprodução e regeneração celular? Eles são excelentes para cuidar do nosso corpo e da nossa pele. Além disso, nós liberamos a prolactina, hormônio responsável por regular nosso sistema imunológico.

Perdemos peso

Calma! Não é dormindo o dia inteiro que você irá emagrecer, afinal, perder peso e gordura são coisas totalmente diferentes. O que acontece durante o sono é que o nosso corpo perde água através da transpiração e da respiração.

Por isso, se você está tentando emagrecer, saiba que dormir bem é fundamental para ter sucesso na dieta, por causa da produção hormonal.

Detox corporal

Enquanto estamos inconscientes e de olhos fechados, nosso corpo se livra de algumas toxinas e, dessa forma, dá uma boa rejuvenescida. É por isso que, quando dormimos bem, acordamos com uma cara ótima no dia seguinte.

Porém, se o sono não é de qualidade, esse processo não é efetivo, o que explica aquela aparência não muito agradável que sucede uma noite de insônia. Que tal algumas dicas para evitar problemas com a insônia? Fizemos um texto especial para ajudar você! 

Percebeu como nosso corpo acaba trabalhando bem mais do que imaginamos no momento em que estamos dormindo? Ele é uma máquina em pleno funcionamento mesmo durante o nosso sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Dicas da Chris Flores: Saiba mais sobre o câncer de mama 
Dormir na posição correta pode evitar dores na coluna. Entenda  
Você conhece a linha de banho da Altenburg?  
O que é e quão prejudicial é o bruxismo? 
1234