Bem viver
12
setembro

Leite morno ajuda a dormir?

Embora não haja comprovação científica desse benefício, também não há nenhuma contraindicação. Entenda

Todos os dias nós somos submetidos a inúmeros estresses: trabalho, escola, universidade, obrigações familiares, trânsitos e tantas outras coisas que acabam com o nosso bem-estar. Nessas situações, dormir bem regularmente tem se tornado um grande desafio.

Por conta disso, existem inúmeras receitas caseiras que auxiliam na indução do sono. Tomar leite morno, antes de se deitar, é uma das mais comuns. Mas será que isso realmente ajuda a dormir melhor?

O sono e o leite morno

É preciso entender que o leite é fonte de um aminoácido chamado triptofano, que está diretamente envolvido na produção de substâncias como a serotonina e a melatonina, que têm papel fundamental na regulação do sono.

Então quer dizer que tomar leite morno ajuda mesmo a dormir? Na verdade, não exatamente, pois a quantidade de triptofano presente em um copo de leite é muito baixa. Mesmo se a pessoa tomar um litro de leite morno antes de se deitar, a quantidade ainda não será suficiente para atuar no cérebro.

Qual é a relação, então?

A verdade é que não há uma relação específica nesses casos. A explicação pode estar no fato de que muitas pessoas adotam o “tomar leite morno” como uma parte do ritual de preparação para o sono. Em geral, o copo de leite é ingerido muitas vezes em um ambiente que estimula o processo de indução do sono: local sem barulho, pouca luz e longe de aparelhos eletrônicos. Nessa situação, quando há uma relação pessoal com o leite, a indução ao sono fica mais fácil e auxilia no relaxamento corporal.

Por conta disso, se o copo de leite morno o ajuda a relaxar, não há nenhum tipo de contraindicação para o seu sono. Mas vale ressaltar que, do ponto de vista científico, não há nenhuma comprovação que faça a relação entre o leite e o sono de forma mais concreta. Por outro lado, todo tipo de atividade que ajuda a pessoa a relaxar e ficar com os pensamentos mais tranquilos pode ajudá-la a ter uma boa noite de sono.

Se você é desses que adora um leite morno para dormir, saiba que ele ficará ainda mais saboroso se você estiver acompanhado de alguns produtos da Altenburg, como travesseiro, colcha, edredom e, claro, nossas deliciosas roupas de cama. Mas, se você estiver com problemas para dormir após um dia de trabalho ou estresse diário, você pode ler um dos nossos blogs que dão dicas para dormir bem. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os melhores exercícios para o corpo e mente na terceira idade?
Você conhece o travesseiro Airflow da Altenburg?
Qual a relação entre a cafeína e o sono?
O que o nosso corpo faz enquanto dormimos?
1234