Bem viver
27
fevereiro

Confira 6 bebidas que podem ajudar a ter uma boa noite de sono

Você já deve saber que precisa evitar bebidas que contém cafeína algumas horas antes de deitar para dormir. Mas é bom saber que algumas bebidas também podem ajudá-lo a ter uma boa noite de sono.

Isso acontece porque alimentos e líquidos que contêm certos minerais, ervas terapêuticas e triptofano (um aminoácido essencial) estimulam a produção de serotonina e melatonina. Esses são dois hormônios importantes na regulação do sono.

Porém, apoiar o sono com diferentes alimentos e bebidas pode realmente funcionar apenas se a pessoa obedecer aos princípios de uma noite bem dormida. Não esqueça que a base sempre será ter uma rotina, um ritual noturno, que ajude a fazer a transição para o sono.

Se você está tendo dificuldade para dormir, certifique-se de consultar seu médico ou um especialista em medicina do sono. Agora, confira a seguir alguns chás suaves e outras bebidas que podem ajudar nessa missão.

Chá de Camomila

A camomila é um sedativo e sonífero natural, usado tradicionalmente em diferentes partes do Irã. De acordo com um estudo datado de 2017,  o extrato de camomila melhorou a qualidade do sono de adultos mais velhos. Além de ser calmante, a camomila ajuda a reduzir a ansiedade, segundo os médicos.

Chá de Ashwagandha

A Ashwagandha é uma erva venerada pela medicina alternativa ayurvédica. É usada para acalmar os nervos entre os adeptos dessa prática indiana. Ela imita a função do ácido gama-aminobutírico (conhecido pela sigla GABA), um neurotransmissor que inibe as respostas de excitação.

Portanto, a erva pode ajudar o corpo a se preparar para dormir e melhorar a qualidade geral do sono.

Chá de Valeriana

Originário da Europa e da Ásia, a Valeriana é uma planta usada para tratar insônia, ansiedade, depressão e sintomas da menopausa. É bem conhecida das mulheres que utilizam muito para aliviar a insônia durante a menopausa.

Um estudo recente mostrou que quase um terço das mulheres na pós-menopausa, que tomaram uma cápsula de valeriana duas vezes ao dia durante quatro semanas, relatou melhor qualidade de sono. É que a Valeriana também atua no receptor (ácido gama-aminobutírico), que controla a excitação da atividade neural.

Leite morno e chá com leite dourado

Beber leite morno antes de dormir pode ajudá-lo a dormir melhor graças ao triptofano, cálcio e magnésio dos laticínios. O calor torna a bebida mais calmante e mais fácil de digerir.  O triptofano é o aminoácido que produz a melatonina, um hormônio natural do corpo produzido pela glândula pineal. Esse hormônio é secretado à noite ajudando você a ter uma boa noite de sono”.

Já o leite dourado é uma bebida tradicional indiana feita com leite, canela, gengibre e cúrcuma. Esta última é uma raiz rica em uma substância chamada curcumina. Ela tem efeito anti-inflamatório e potencial para tratar sintomas de ansiedade e depressão que podem interferir no sono.

A cúrcuma também é associada a um bom sono, embora a relação entre inflamação e efeitos no sono ainda não tenha sido totalmente estabelecida. Porém, qualquer coisa que ajude com a dor e a ansiedade, ou que induza alguma forma de relaxamento muscular, sempre pode ser útil para obter um bom sono.

Chá de Erva-cidreira

A Erva-cidreira é uma erva com cheiro de limão que deriva da mesma família da hortelã. Ela tem sido tradicionalmente usada para melhorar o humor, além de dar sabor à carne, frutos do mar e alimentos assados.

O chá pode ajudar a reduzir os incômodos das noites mal dormidas. Um estudo de 2011 descobriu uma redução de 42% nos sintomas de insônia dos participantes após receberem extrato de erva-cidreira diariamente por 15 dias.

Chá de Passiflora

Feito com folhas secas, flores e caules da planta Passiflora, o chá de passiflora tem sido usado para melhorar a qualidade do sono e aliviar a ansiedade.

Num teste sobre seus efeitos, os participantes bebiam uma xícara de chá de Passiflora e tinham de registrar num diário, ao longo de uma semana, sua rotina de sono e responder perguntas sobre ansiedade. Aqueles que consumiram a Passiflora relataram noites melhores em comparação com os que tomaram placebo.

O chá de Passiflora combinado com Valeriana foi tão eficaz quanto o Ambien (um medicamento comum para a insônia nos EUA) na melhoria da qualidade do sono em um estudo de 2013.

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