Bem viver
28
fevereiro

Como fazer uma horta em casa, mesmo em espaços pequenos

Na busca por uma vida mais saudável, livre de agroquímicos, a escolha por vegetais orgânicos e frescos é cada dia maior. Além disso, as pessoas têm buscado por soluções mais sustentáveis para suas rotinas, que reduza as idas ao supermercado, diminua o lixo e comporte os orgânicos no orçamento doméstico, visto que costumam ser mais caros que os convencionais. 

Não bastassem essas vantagens, jardinar na sua própria casa ou apartamento é uma terapia ocupacional maravilhosa, ajudando a aliviar as tensões da vida urbana e aproximando as pessoas da natureza.

E quem disse que precisa de um quintal enorme para montar uma horta? Se você tem pouco espaço aí na sua casa para fazer isso, não precisa deixar essa vontade de lado. Veja nossas dicas para fazer uma horta com pouco espaço e ficar tudo organizadinho.

Faça uma horta vertical

Para apartamentos ou casas de metragens diminutas – realidade de muitos moradores, hoje em dia – a horta vertical é uma excelente opção. Técnica de jardinagem que usa recursos para que as plantas cresçam para o alto em vez de se desenvolver ao longo da superfície do jardim, ela permite que qualquer pessoa cultive o desejado.

Os artigos podem variar de tomate cereja, coentro, alface, couve, cebolinha e hortelã a manjericão, espinafre, rúculas, pimentão e diversas outras plantas aromáticas e medicinais.

Além de trazer benefícios para a nossa alimentação, as hortas também conferem vantagens na questão estética aos ambientes, reduzindo a temperatura interna e proporcionando um espaço de contemplação à natureza, em contraste aos panoramas das grandes cidades.

Busque pelos raios de sol

Escolha um lugar para a horta no apartamento que tenha a incidência de sol por pelo menos quatro horas por dia. A maioria dos vegetais plantados em hortas necessitam desse tempo.

Escolha dos vasos

O ideal são os vasos com furos para que escorram a água irrigada. A profundidade do vaso também é importante para que as raízes tenham espaço para crescer. Vasos de 7 a 15 centímetros de profundidade permitem o plantio de quase todos os tipos de temperos ou ervas.

Colocando à terra

Escolher a terra influencia muito na qualidade do que irá se colher, porque as plantas precisam de uma base rica em nutrientes para crescerem bem.

O solo deve recriar as condições do ecossistema original da planta e como utilizamos muitas plantas nativas de outros lugares do mundo, os nutrientes se tornam muito necessários.

Use fertilizantes

Hortaliças e legumes costumam ter uma grande necessidade de fertilizantes e respondem muito bem à fertilização. Obtenha folhas verdes escuras e vigorosas, assim como raízes de bom calibre, com uma boa fertilização orgânica. Resista à tentação de utilizar NPK ou outros adubos químicos, visto que o objetivo aqui é obter produtos orgânicos, o mais natural possível.

Reciclagem

Uma ótima opção para qualquer tipo de espaço, pois além de montar sua horta que é um ponto muito positivo, você estará contribuindo com o meio ambiente. 

Use garrafas pet, latas de refrigerante, latas ou caixas de leite, escadas, prateleiras, potes de vidro, xícaras, e outros itens que você tem na sua casa e dá para inovar. Lembre-se de fazer furos no fundo para que a água possa escorrer. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Estamos revolucionando o sono. Você vem junto?
Altenburg recebe uma das mais importantes premiações do setor hoteleiro
Qualidade do sono: qual a melhor posição para dormir?
Melhor Fornecedor da Hotelaria de 2023: Altenburg vence na categoria Travesseiros
1234