Bem viver
23
julho

Quais os tipos de distúrbio do sono?

Existem inúmeros distúrbios do sono que interferem diretamente em nossa capacidade de dormir. Entenda

Você provavelmente já ouviu falar sobre distúrbios do sono, né? Em linhas gerais, os distúrbios são problemas de origens distintas e que afetam a nossa capacidade de dormir adequadamente e podem causar danos à saúde do nosso corpo e mente.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, quando dormimos são realizadas funções muito importantes do corpo. Por isso, quando não dormimos direito ou por um número adequado de horas, é normal que surjam alguns sintomas como cansaço, sonolência excessiva, irritabilidade e até problemas de memória. 

Em longo prazo, o sono deficiente pode levar ao desenvolvimento de doenças e disfunções do organismo. 

Os distúrbios do sono

Esses distúrbios podem causar inúmeros problemas ao sistema cardiovascular e modificar o funcionamento do nosso metabolismo. 

Apneia do sono

A apneia do sono é a condição na qual a pessoa apresenta algumas paradas respiratórias enquanto está dormindo. Ela é causada por uma diminuição no espaço da faringe.

Esse distúrbio é muito frequente em quem ronca e pode levar a uma série de consequências, como sonolência ou cansaço durante o dia, falta de energia, irritabilidade e dificuldade de concentração. 

O sobrepeso é um fator de risco para o distúrbio.

Bruxismo

O bruxismo é o apertamento ou ranger dos dentes que costuma ocorrer durante o sono. Ele geralmente é associado a problemas articulares e frequentemente relacionado a estresse e ansiedade.

Pode levar ao desgaste dos dentes, dores na região da mandíbula ou dores de cabeça.

Distúrbio de comportamento do sono REM

Esse distúrbio ocorre quando o indivíduo apresenta movimentos agressivos e violentos durante o sono REM. Isso acontece porque existe um defeito no mecanismo natural que permite a inibição muscular.

Ele é mais frequente em homens de meia idade e pode ser associado a um aumento do risco de doenças neurodegenerativas ao longo dos anos.

Insônia

Um dos distúrbios mais comuns que existem, a insônia consiste na dificuldade em dormir ou em manter o sono, mesmo sob todas as condições necessárias.

Quando constante, a insônia é responsável por consequências durante o dia, como cansaço, sonolência e mau humor. Nesses casos, ela precisa ser avaliada e tratada corretamente.

Paralisia do sono

A paralisia do sono é a perda temporária da capacidade de movimentar os músculos. Embora esteja consciente, a pessoa fica impossibilitada de se movimentar e falar.

Durante uma crise de paralisia do sono, é possível perceber as coisas ocorrendo ao redor, mas os músculos do corpo não são capazes de responder aos comandos do cérebro. 

Existem inúmeros distúrbios que afetam a qualidade do sono e consequentemente das atividades diárias. Esses foram alguns exemplos dos problemas mais comuns. Por isso, em caso de problemas relacionados ao sono, recomenda-se procurar um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Saiba como preparar sua cama para encarar o Inverno
Como prevenir alergias respiratórias – Dicas
Feliz Dia das Mães Altenburg
O Rio Grande do Sul é o nosso lugar de bem cuidar
1234