Bem viver
9
abril

Por que sentimos sono depois do almoço?

Não é impressão, após o almoço seu corpo tende sim a ficar mais cansado. Entenda o motivo

Você prepara seu prato, escolhe todos os alimentos e faz aquela refeição caprichada. Logo após terminar, o cansaço e o sono começam a aparecer, certo? Embora pareça apenas uma impressão, trata-se de uma reação corporal real.

Existem alguns fatores que contribuem para a sonolência após as refeições. Iremos explicar as três mais comuns – todas elas estão ligadas à diminuição da atividade do cérebro.

Sono depois do almoço? Tem explicação!

Essa falsa sensação de hibernação ocorre quando o alimento chega ao estômago. É neste momento que acontece a maior concentração de fluxo sanguíneo corpóreo na região com a finalidade de facilitar o processo.

O acúmulo de esforços na área do estômago faz com que o cérebro fique menos oxigenado e o sistema nervoso, menos irrigado.

Falta de nutrientes

A primeira questão que devemos entender é que o sangue distribui o oxigênio para o organismo e que o cérebro precisa de muito oxigênio para funcionar.

Após o almoço, o sangue aumenta a quantidade do nutriente que é enviada ao aparelho digestivo. Desta forma, diminui a oferta para o cérebro, o que força a diminuição de sua atividade.

Produção do suco gástrico

Uma das características do suco gástrico é o auxílio no processo de digestão dos alimentos. Contudo, essa atividade acaba gerando uma grande quantidade de bicarbonato de sódio.

Essa substância, por sua vez, causa no sangue o que se chama de alcalose metabólica, também conhecida como maré alcalina pós-prandial (pós-refeição). Esse processo também faz com que o cérebro diminua a atividade de alerta, provocando a sensação de cansaço e sono.

Alta concentração de glicose

Sabemos que nem sempre as refeições são totalmente saudáveis, certo? Muitas delas, inclusive, acabam sendo recheadas de alimentos de fácil absorção como farinhas e doces.

Por conta disso, a concentração de glicose no sangue tende a aumentar, fazendo com que o estado de alerta do cérebro diminua ainda mais. Dessa forma, a sensação de cansaço, sono e fadiga aparece com ainda mais força.

Esses são alguns dos principais motivos que fazem você sentir aquele sono após o almoço. Nós sabemos o quanto essa moleza pode ser prejudicial no trabalho, no colégio e em qualquer outro tipo de atividade.

Por conta disso, um cochilo após as refeições é recomendado quando possível. Entretanto, é preciso muito cuidado com o tempo de descanso, pois o corpo precisa de, no máximo, de 15 a 20 minutos para recuperar as energias.

E, para tornar o seu descanso mais proveitoso, você pode contar com os produtos da Altenburg, que se preocupa com a qualidade do seu sono e do seu bem-estar. Acesse nosso site e confira toda a linha de travesseiros e produtos para sua cama. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Existe benefício para quem dorme do lado esquerdo? Entenda
Passeios para curtir com a família durante o inverno
Como deixar o quarto mais quentinho durante o inverno
Conheça as possibilidades da Coleção Inverno 2019 da Altenburg
1234