Bem viver
10
fevereiro

Cheirinho de casa

Quando a gente chega em casa, não importa de onde venhamos, não sentimos aquele alívio imediato, só de passarmos pela soleira da porta?

Aquela imagem familiar dos móveis, a luz acolhedora e o cheiro do ambiente reconfortam a alma e até reenergizam. Entre imagens e sensações que permanecem no nosso imaginário, os perfumes são tão poderosos que guardam em si uma passagem direta para momentos que vivemos. É automático, é como se voltássemos no tempo ou nos deslocássemos para outra dimensão.

Além de estimular a memória, fragrâncias também influenciam nosso estado de espírito e são capazes de reforçarem a nossa atenção ou nos induzir ao sono, em instantes.  Sendo assim, que tal tirarmos proveito desse poder dos perfumes e cheiros e apostarmos nessa estratégia para embalar o clima de casa, tornando o lar ainda mais agradável e especial?

Descobrimos dicas para perfumar tudo, quer ver?

hs8

Dá para produzir em casa, um  home spray delicioso!  Misture uma xícara de água com duas colheres de sopa de vodca e 25 gotas de óleo essencial. Lavanda e baunilha relaxam e são perfeitas para o quarto. Para a cozinha e o banheiro, tente a combinação canela, cravo e melaleuca e para o escritório, ou onde precisar de concentração, o alecrim é o ideal.

hs7

Nenhum aroma é mais acolhedor do que o de café. Você pode “criar” esse perfume no ambiente, acendendo uma vela entre os grãos. Com o calor, o óleo das sementes se dissolve e o aroma se desprende.

hs5

Abrir a sapateira e sentir aquele cheiro de…chá, é bem melhor, certo? Depois de usar um calçado, coloque dentro dele, saquinhos de chá para absorver a umidade e o mal odor.

hs3

Usou velas perfumadas por um tempo e agora, deseja trocar o aroma do ambiente? Ok! Mas não descarte as velas usadas. Coloque-as dentro de armários e gavetas, o perfume se potencializa em locais fechados e com isso, você evita o cheiro de “guardado” do interior dos móveis.

hs1

E se todos os dias, após terminar a limpeza da cozinha, você criasse um pout pourri de ervas, frutas cítricas e especiarias com água? Ferva os elementos de sua preferência até a água evaporar. Trata-se de um difusor caseiro, natural  e super fácil de fazer!

hs2

Para deixar na sala ou no quarto: frutas cítricas com cravos espetados. Você pode criar um arranjo com elas, para potencializar o aroma. Fica divino!

Fotos: Reprodução

Page with Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
1234