Dia da Costureira – 25 de maio
Neste sábado, 25 de maio, coincidentemente, celebramos tanto o Dia da Costureira quanto o Dia da Indústria. Como uma indústria fundada e desenvolvida pelas mãos habilidosas de uma costureira, essa é uma ocasião que nós, da Altenburg, não podemos deixar passar despercebida.
A data comemora um dos ofícios mais antigos da humanidade. A arte de unir tecidos e criar peças já foi exercida principalmente por homens, mas atualmente é liderada pelo talento feminino. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, dos oito milhões de profissionais do setor, seis milhões são mulheres.
É nesse contexto que, neste Dia da Costureira, voltamos nossos olhos às origens da nossa empresa, refletindo sobre a visão e a coragem de sua fundadora: Johanna Altenburg. Viúva e com dois filhos pequenos para criar, ela começou com a costura de acolchoados em 1922. Assim como em tantos outros lares, o sustento da família Altenburg deu-se por meio da agulha e linha em um galpão anexo à casa em que morava a família.
Graças à visão empreendedora dela e, ao lado de outras mulheres que também buscavam amparar suas famílias, o ofício cresceu e se aperfeiçoou. Agora, neste Dia da Costureira, mais de 100 anos desde o primeiro acolchoado produzido pelas mãos de Johanna Altenburg, o cenário é outro.
Nós, da Altenburg, temos orgulho de contar com mais de 276 profissionais de costura, um time majoritariamente feminino, que se divide entre produção manual e de máquina. Seguindo o pilar sobre o qual a empresa foi fundada, incentivamos o desenvolvimento de nossas colaboradoras, oferecendo curso de Costura Industrial.
Com isso, já formamos mais de 100 profissionais, reafirmando o compromisso da Altenburg com a profissão “mãe” de nossa empresa. Parabéns para todas as costureiras que fazem desse ofício uma verdadeira arte de bem-estar!