Bem viver
13
março

Saiba quais são as fases do sono

Dormir é uma necessidade fisiológica imprescindível para a qualidade de vida, trazendo inúmeros benefícios. Porém, muitos não sabem que o sono é composto por diferentes fases, vinculadas ao nosso ritmo circadiano, popularmente conhecido como relógio biológico. E, para que nosso organismo funcione de forma saudável, as fases do sono precisam ser vivenciadas por completo.

Ao todo, são quatro fases do sono com diferentes durações, funções e características. Quando a última fase termina, o ciclo se reinicia ao longo da noite até o momento de despertar. Confira a seguir quais são as fases do sono e como elas funcionam!

Fases do Sono: NREM 1

Esse é o chamado “sono leve”. É quando ainda estamos cochilando, podendo despertar com qualquer barulho. Nessa parte, espasmos são normais, porque as ondas cerebrais estão se modificando. Esta fase tem uma baixa duração, de aproximadamente 10 minutos.

Fases do Sono: NREM 2

Esse é o sono leve intermediário. É quando a temperatura do corpo começa a cair, os olhos cessam e a respiração e os batimentos vão tranquilizando. O ciclo é mais duradouro, de aproximadamente 20 minutos, mas ainda é possível acordar facilmente.

Fases do Sono: NREM 3

Esse é o chamado “sono profundo”. Essa fase é fundamental para o descanso do corpo, que fica menos sensível aos barulhos externos. Todos os músculos relaxam e a mente desliga. É o momento em que o corpo se recupera das lesões do cotidiano, sem registro de sonhos.

Fases do Sono:  R.E.M.

Esse é o sono profundo avançado. Os movimentos corporais retornam e existe a presença de sonhos e eventos fisiológicos. As ondas cerebrais ficam ativas e a respiração e batimentos acelerados. Porém, os músculos seguem paralisados.

Nessa fase, os olhos tendem a se movimentar e por isso é chamado de R.E.M. ou Rapid Eye Moviments. Essa última fase dura somente 10 minutos. Isso justifica o porquê de tantas pessoas terem vários sonhos numa única noite. Aliás, quando o R.E.M. é interrompido, a fase seguinte não segue a mesma ordem.

Agora que você já conhece a quatro fases do sono, vale a pena saber mais sobre a melatonina, o hormônio do sono. Produzido naturalmente pela glândula pineal, o hormônio contribui para que o organismo funcione bem, relaxe e regule seu ritmo durante o dia a dia.

Por isso, a má qualidade de sono pode ter relação com a baixa produção de melatonina. Nesses casos, a suplementação hormonal é uma alternativa. Porém, outros fatores podem atrapalhar a sua noite de sono como barulhos excessivos ou repetitivos, condições psicológicas, consumo de álcool e drogas, uso de medicamentos e os chamados distúrbios do sono, como a apneia, insônia e síndrome das pernas inquietas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
1234