Bem viver
29
janeiro

Dicas para proteger os cabelos do cloro das piscinas

Além da maior exposição solar, que exige cuidados com a pele, o verão também é aquele momento em que nossos cabelos ficam mais expostos a danos, principalmente, quando passamos a frequentar mais as piscinas. Isso ocorre porque geralmente a água da piscina tem tratamento com cloro. O produto é largamente utilizado para purificar a água, prevenir o mau cheiro e combater a proliferação de algas.

De acordo com especialistas, a ação desinfetante do cloro pode remover os óleos naturais dos cabelos, podendo ficar quebradiços, ressacados e até mesmo afetando a coloração. Diante da exposição prolongada, o produto pode ainda impactar na pele do couro cabeludo, causando ressecamento cutâneo, irritações e até reações alérgicas em algumas pessoas.

O perigo fica maior para cabelos tingidos. A descoloração rápida ocorre devido à interação química entre os pigmentos presentes nos fios e o cloro presente na água. O cloro oxida os pigmentos capilares, especialmente os mais claros, podendo provocar essa alteração.

Pontas duplas, fragilidade e perda de elasticidade nos fios também podem ser problemas decorrente da exposição prolongada ao cloro. Diante disso, recomenda-se adotar algumas medidas de prevenção.

Molhar os cabelos antes de entrar na piscina

Essa dica vai ajudar você a criar uma barreira protetora natural. Molhe os cabelos no chuveiro antes de entrar na piscina, pois a absorção do cloro durante o contato com a água será menor. Você ainda estará preservando a hidratação natural dos fios, evitando ressecamento, mas também minimizando os efeitos adversos do cloro, como a quebra.

Aplicar produtos específicos nos cabelos

Você também pode criar a barreira protetora com a utilização de produtos capilares com filtro UV e ingredientes próprios para proteger os fios na piscina. Antes de mergulhar, você pode aplicar esses produtos para garantir uma defesa adicional contra os efeitos prejudiciais do cloro.

Enxaguar os cabelos imediatamente após nadar

O cloro precisa ser eliminado. Então, ao sair da piscina, enxágue os cabelos com água para eliminar resíduos do produto. Para ser mais eficiente, use um shampoo para remover completamente qualquer vestígio do agente desinfetante.

Hidratar intensamente os cabelos

Essa dica é essencial para quem tem grande frequência nas piscinas. Compense a perda de umidade causada pelo cloro apostando em máscaras capilares hidratantes. Para isso, estabeleça uma rotina de hidratação profunda regular para garantir que seus cabelos tenham os cuidados necessários e uma aparência saudável e nutrida.

Gostou dessas dicas? Acompanhe o nosso blog para mais dicas de Bem Estar e Bem Viver e confira a excelência e qualidade dos produtos Altenburg na nossa loja on line.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Estamos revolucionando o sono. Você vem junto?
Altenburg recebe uma das mais importantes premiações do setor hoteleiro
Qualidade do sono: qual a melhor posição para dormir?
Melhor Fornecedor da Hotelaria de 2023: Altenburg vence na categoria Travesseiros
1234