Bem viver
26
janeiro

Dicas para economizar energia elétrica no Verão

No verão, com as altas temperaturas, acabamos consumindo mais energia, onerando a conta de energia elétrica que precisa ser paga todo mês. De acordo com um estudo divulgado pela CupomVálido, o Brasil é o segundo país no mundo com a conta de luz mais cara, ficando atrás apenas da Colômbia.

É no verão que a população costuma utilizar com maior frequência aparelhos domésticos de refrigeração de ambientes e alimentos, como ar-condicionado e geladeira. Por consequência, a bandeira tarifária é alterada, e o valor fica mais caro. Ou seja, limitar o uso de energia é essencial quando se trata do desenvolvimento sustentável.

Seguindo esse raciocínio, confira algumas dicas para reduzir o consumo de energia elétrica durante o verão e economizar!

Utilize lâmpada de LED

As lâmpadas de LED oferecem vantagens na redução do consumo e gasto com energia. Ao contrário das lâmpadas incandescentes, as lâmpadas de LED produzem mais luz por watt. De acordo com especialistas, o impacto na conta de energia é um consumo de 50% a menos.

Invista em equipamentos novos

Há quanto tempo você não troca a geladeira? Pois então, é uma pergunta importante a fazer uma vez que eletrodomésticos antigos costumam consumir mais energia. Isso ocorre já que, com o decorrer do tempo, a sua capacidade é reduzida, necessitando de mais energia para funcionar. Nesse sentido, fazer a manutenção ou até mesmo trocar os eletrodomésticos por novos é essencial.

Substitua o uso do ar-condicionado por um ventilador

As pessoas costumam utilizar o ar-condicionado com mais frequência para se refrescar no verão. Porém, esse é um hábito que elevar muito a conta de luz, resultando naquela surpresa no final do mês. Por isso, considere substituir ou intercalar seu uso com um ventilador, que consome menos energia do que o ar condicionado.

Reduza o tempo no banho

O chuveiro elétrico também é outro vilão da conta de luz. O consumo de energia de um chuveiro elétrico é de 50 vezes o consumo de uma televisão, por exemplo. Além de reduzir o tempo do banho, outra alternativa é usar o chuveiro no modo “verão”.

Cuidado com a geladeira

A geladeira completa o trio de vilões da conta de luz. Isso porque, é na estação mais quente do ano que a gente consome mais alimentos e bebidas refrigeradas. E, para isso, acabamos abrindo muito a porta da geladeira.

Neste processo, o ar frio sai e, ao fechar, a geladeira precisa voltar a produzir ar frio para manter os alimentos refrigerados. Ou seja, quanto maior é a troca de calor, maior será o consumo ou gasto com energia.

Preste atenção à eficiência energética

Uma medida importante é conferir a classificação do consumo de energia no momento de comprar um eletrodoméstico, que contam com adesivos avalizados pelo Inmetro que classificam o nível consumo de acordo com a potência do aparelho. Quanto maior for a potência, maior será o consumo de energia do eletrodoméstico.

Retire os aparelhos da tomada

Ao não utilizar um dispositivo elétrico, como microondas, televisão, computador e videogame, desconecte os plugs da tomada. Alguns aparelhos ficam em modo de espera, com um pequeno ponto de luz ligado.

Apesar de ser baixo, o consumo de energia também ocorre desta maneira. Isso também é válido para o carregador de smartphone. Não esqueça de desconectá-lo da tomada após o carregamento completar 100%.

Evite consumir energia no horário de pico

O horário de pico pode variar de região para região, mas a dica vale para os consumidores de todos os estados. Isso porque entre 18h e 21h, o custo do kWh é maior do que no horário fora de ponta. Desta forma, evite utilizar muitos eletrodomésticos neste período.

Aproveite a luz natural

No verão, os dias são ensolarados e perfeitos para praticar atividades ao ar livre. Por isso, prefira sair com familiares e amigos para curtir a estação, pois a lógica é básica: quanto menos tempo em casa, menor será o tempo utilizando energia elétrica.

Invista em painéis solares

A energia solar já é uma realidade em muitas cidades do Brasil. Está cada vez mais acessível mediante um pequeno investimento que acaba se pagando a longo prazo com a economia no consumo de energia elétrica.

Além da economia, a energia solar é limpa, ou seja, não polui o ambiente em sua produção de energia elétrica, e se projetada de maneira correta, pode reduzir o consumo de energia elétrica de uma casa em mais de 90%, de acordo com especialistas.

Depois destas dicas importantes, confira outros assunto em nosso blog ou visite a nossa loja on line e confira toda a excelência e qualidade dos produtos Altenburg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Estamos revolucionando o sono. Você vem junto?
Altenburg recebe uma das mais importantes premiações do setor hoteleiro
Qualidade do sono: qual a melhor posição para dormir?
Melhor Fornecedor da Hotelaria de 2023: Altenburg vence na categoria Travesseiros
1234