Bem viver
2
janeiro

Boa forma: seis dicas após as festas de fim de ano

As festas de final de ano já ficaram para trás e chegou a hora de recuperar a boa forma após alguns excessos, não é mesmo? Afinal, mesmo os mais disciplinados acabam não resistindo algumas das principais atrações que envolvem as festas de fim de ano, como o consumo de pratos típicos e calóricos e de bebidas alcoólicas, por exemplo.

Por isso, após esse período, é comum as pessoas ganharem peso. De acordo com uma pesquisa publicada pelo New England Journal of Medicine, os quilos adquiridos no final do ano podem afetar a balança ao longo de toda a vida.

O estudo foi feito a partir da análise de peso de 2,9 mil voluntários de três países – Japão, Estados Unidos e Alemanha, durante 12 meses. Os pesquisadores constataram que os voluntários engordavam cerca de 2 kg nas festas e perdiam 1,5 kg ao longo do ano, ou seja, acumulando 500 gramas anualmente.

FATORES

De acordo com especialistas, o ganho de peso no final do ano se justifica por alguns fatores, tais como: o consumo de alimentos de maior densidade energética; o aumento do tamanho das porções; o maior consumo de bebidas calóricas; e o menor nível de atividade física.

Mas a principal dica é buscar o equilíbrio, sem se privar do prazer de comer e sem exagerar. Desta forma, confira a seguir algumas dicas para manter ou recuperar a boa forma, evitando o sobrepeso.

1 – Hidrate-se

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa sedentária deve beber entre dois a três litros de água por dia. Ou seja, manter-se hidratado ajuda a desintoxicar o organismo de substâncias nocivas ingeridas em uma má alimentação.

A água também auxilia na desinflamação das células. Quando inflamadas, causam o excesso de acúmulo de gordura e a água é fundamental para ajudá-las a voltar ao normal. Ou seja, sem uma hidratação adequada, o processo de emagrecimento será mais difícil.

2 – Busque uma alimentação balanceada

Esse é a chave principal para a boa forma e o emagrecimento. Procure um profissional habilitado (nutricionista), que seja capaz de adequar sua dieta ao que o seu corpo realmente necessita.

Se for necessário alterar hábitos, o profissional também poderá sugerir uma dieta que se enquadre no seu gosto, facilitando a adoção de uma alimentação balanceada. Deixar de lado alimentos como açúcares e frituras, reduzir a ingestão de glúten e alimentos processados, como embutidos e congelados, são mudanças que podem impactar diretamente na busca pela boa forma física.

Por sua vez, frutas, verduras, legumes e grãos, de preferência orgânicos, favorecem o emagrecimento e desencadeiam uma ação anti-inflamatória no organismo.

3 – Durma bem

Aqui um “mantra” que conhecemos muito bem. Um sono de qualidade auxilia na regulação de hormônios como a leptina, importante para o controle da saciedade. Dormir bem também aumenta a disposição e, como consequência, proporciona mais energia para praticar atividades e aumentar o gasto calórico durante o dia.

4 – Evite álcool e refrigerantes

O consumo de álcool dificulta a absorção de nutrientes, levando à desidratação e ao inchaço. Além disso, aumenta o cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse” e causa deficiência de vitaminas do complexo B e C.

Já os refrigerantes têm uma quantidade excessiva de açúcares em sua composição. Além disso, há a presença de sódio e diversas outras substâncias artificiais na formulação.

5 – Faça exercícios regularmente

A dieta mais eficaz é aquela que alia uma alimentação adequada à prática regular de exercícios físicos. Aproveite o período e inclua uma rotina de caminhada, corrida ou pedalada no seu dia!

Pequenas atitudes como deixar o carro em casa para percorrer a pé pequenos trajetos e escolher as escadas em lugar do elevador também podem ter um impacto significativo. Porém, as mudanças precisam fazer parte do seu dia a dia!

Para um emagrecimento consistente, independente da atividade escolhida, o importante é manter uma frequência e intensidade de treinos. Conte sempre com o acompanhamento de um profissional (educador físico) para evitar lesões, como tendinites e dores no joelho.

6 – Cultive uma vida simples

Uma vida mais simples favorece no emagrecimento devido a uma diminuição da ansiedade. Buscar um maior contato com a natureza, tomar sol, meditar e praticar ioga são atividades que equilibram os níveis de estresse, estimulando nosso organismo a buscar hábitos mais saudáveis.

Seguindo essas dicas, você vai começar o ano com o pé direito! Mas, não esqueça: tenha sempre acompanhamento médico e nutricional para alcançar os melhores resultados sem colocar a sua saúde em risco.

Gostou dessas dicas? Confira muito mais na Home do nosso blog ou então visite nossa loja on line para conferir os produtos Altenburg.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Altenburg apresenta coleção Malharia Sem Igual – Vídeo
5 dicas que vão melhorar os seus dias de Inverno
Body Pillow: opção de presente para o Dia dos Namorados
O inverno está chegando! Saiba como será a estação 
1234