Bem viver
15
dezembro

Altenburg: sinal verde para sucessão

Após mais de cinco décadas à frente da presidência da Altenburg, o empresário Rui Altenburg segue para novos desafios assumindo o Conselho Consultivo e Tiago Altenburg assume a presidência da empresa. A companhia já havia anunciado seu projeto de sucessão nas celebrações do centenário e agora confirma data da transição: 1º de janeiro de 2024.

“A vida organizacional é sempre muito rica, dinâmica e cheia de novidades. O desafio é grande, ainda mais numa empresa familiar e centenária. Estou há mais de 50 anos à frente da gestão da Altenburg e tive a grata satisfação de poder preparar o meu filho para dar sequência ao processo de crescimento e desenvolvimento da empresa”, comenta Rui Altenburg.

Tiago e Rui Altenburg no anúncio da sucessão aos colaboradores. Foto: Divulgação

A sucessão em uma empresa familiar não é tarefa fácil. Exige desprendimento de quem sai e coragem de quem assume a responsabilidade. Mas o caminho pode ser suavizado se os dois lados se prepararam para a transição. Tiago destaca que o objetivo é dar continuidade ao negócio, preservando valores e visão da empresa.

“É um processo que requer planejamento e paciência, pois tudo deve ocorrer no tempo adequado. Sempre me interessei em todos os processos e meu pai sempre me deixou à vontade dentro da empresa. Após 17 anos, me sinto preparado para mais esse desafio,” afirma Tiago.

Abraço emocionado de pai e filho. Foto Divulgação/Altenburg

O processo preparatório é importante. De acordo com pesquisa da Talenses Executive, consultoria especializada em cargos de liderança e conselhos, apenas 33% das organizações no Brasil têm um programa formal de preparação de sucessores para a alta cúpula.

“O plano de sucessão, ou como chamamos na Altenburg, de continuidade, contribui para fomentar o negócio, para deixá-lo mais resistente às mudanças do mercado, com transparência ao processo de escolha e maior segurança para todos os players envolvidos”, explica Tiago.

Rui Altenburg destacou o planejamento da sucessão. Foto: Divulgação/Altenburg

Com quase 102 anos no mercado, a Altenburg construiu uma relação interna diferente. Rui Altenburg está tranquilo: “a nossa continuidade foi planejada e chancelada pela nossa história, nossas raízes e tradições”, completa.

O conselho da empresa, composto com membros independentes (externos), funciona há mais de 10 anos e proporciona estabilidade, inovação e crescimento para o negócio. Rui Altenburg atuará como presidente do conselho, monitorando e impulsionando a nova gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: “Lugar de Bem Cuidar” – Vídeo da campanha
Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
1234