Dia do Hoteleiro: confira os seis desafios do profissional de hotelaria
No próximo dia 9 de novembro é celebrado o dia do hoteleiro. A data foi criada para homenagear todos os trabalhadores do setor. Dos recepcionistas e camareiras aos gerentes e administradores, todos os profissionais merecem ser lembrados pelo trabalho desenvolvido para atender a demanda e proporcionar a melhor experiência possível aos hóspedes.
Para isso, os profissionais de hotelaria são desafiados diariamente. Confira abaixo seis principais desafios desses profissionais!
1 – Formar uma equipe qualificada
Esse é um dos principais desafios que os gestores e líderes enfrentam diariamente. A agilidade é fundamental para lidar com essa situação para que a ausência de pessoal não afete a qualidade final do cliente.
2 – Manter e aumentar o faturamento da empresa
A cobrança desse desafio é intensa, principalmente na baixa temporada, quando o movimento de turistas fica reduzido. Portanto, saiba que, apenas com a ajuda de todos os colaboradores, o gestor conseguirá se organizar e tirar o máximo de lucro na temporada e eventuais datas festivas, quando o fluxo de clientes tende a ser maior.
3 – Controle de gastos
Esse é um desafio grande para todos da equipe, pois é necessário que todos trabalhem de modo coordenado para controlar os gastos. Saiba que esta tarefa exige bastante domínio por parte dos gestores, que precisam delegar e orientar os setores sobre os gastos e estar a par de tudo o que acontece.
4 – Perseguir a satisfação do hóspedes
Esse é um dos principais desafios diários dos hotéis. A manutenção da excelência no atendimento para garantir total satisfação dos hóspedes é uma mantra de todo profissional do setor. Pois, afinal, é para eles (os clientes) que todos os esforços são mantidos, até mesmo no dia do hoteleiro.
5 – Garantir limpeza, segurança e conforto
Esse é um dos desafios mais pesados para quem trabalha no setor hoteleiro, em especial as camareiras, no quesito limpeza. Pois, são elas as responsáveis por limpar e preparar o quarto o mais rápido possível para garantir o conforto máximo do cliente.
Em relação à segurança, é de extrema importância que o gestor saiba assegurar que todas as dependências do hotel estejam seguras para os hóspedes e colaboradores.
6- Criar uma experiência única
Por fim, um dos maiores desafios para o setor hoteleiro, é saber se destacar diante da concorrência. Para isso, é preciso criar experiências únicas e verdadeiras.
Desta forma, saiba que o gestor deve garantir a compra de produtos de qualidade para seu hotel. Como as roupas de cama, por exemplo. Nesta caso, sugerimos incluir a linha Hoteltex da Altenburg, que é voltada especialmente para a hotelaria com itens essenciais.
Com eles, você pode preencher um formulário, que um especialista entra em contato com você, para orientá-lo da melhor maneira possível e negociar peças únicas com o máximo de qualidade.
As refeições devem ser servidas no horário e com a maior excelência possível. E as demais atividades do hotel, como serviços de SPA, festas, piscina e afins, devem ocorrer sempre com segurança e cuidado.
De fato, o setor hoteleiro é cheio de desafios e metas, mas com um pouco de cuidado, organização e carinho é possível atingir todos os objetivos. Por isso é importante homenagearmos esses profissionais tão dedicados no dia 9 de novembro, o dia do hoteleiro.
Confira mais informações sobre os produtos Altenburg em nossas redes sociais.