Bem viver
20
outubro

Alimentação: frutas, verduras e legumes de outubro

Uma boa alimentação traz conforto para o seu dia a dia e também entra naquele “combo” de ações que ajudam você a dormir bem. Mas para se alimentar adequadamente envolve uma série de cuidados, ainda mais diante da utilização de produtos nada saudáveis para garantir a produção de frutas, legumes e verduras em larga escala.

Além disso, é possível buscar uma alimentação adequada e econômica ao mesmo tempo. Vivemos em um país tropical, o que nos traz algumas vantagens. As mudanças de cada estação e variações de temperaturas aliadas às chuvas são essenciais para a produção dos alimentos.

Por isso, estar atento às frutas e verduras da época é uma opção vantajosa para a nossa nutrição. Quando colhidas no período correto, esses alimentos concentram maior quantidade de vitaminas. Fora da estação, elas necessitam de uma infinidade de produtos químicos para se desenvolverem, além de terem preços mais elevados.

Se você não pode ter sua horta ou pomar em casa para colher o item fresco, a solução é optar pelos alimentos da época, além de dar preferência pelos orgânicos. Eles podem até ser mais caros, porém os benefícios podem pagar essa conta a longo prazo. Confira a seguir algumas opções de itens ótimos para consumir em outubro:

Frutas

Manga, abacaxi, coco-verde, maçã, banana, laranja e tangerina.

Verduras

Brócolis, cebolinha, coentro, alho-poró, espinafre, erva-doce, couve-flor, hortelã e mostarda.

Legumes

Batata-doce, berinjela, abóbora, cenoura, beterraba, inhame, pimentão, tomate e aspargos.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Ministério da Saúde, o Brasil é o país que mais consome alimentos com agrotóxicos no mundo. São 7,3 litros por pessoa a cada ano. Porém, saiba que é possível reduzir o efeito cumulativo desses produtos com alguns cuidados especiais.

Confira algumas dicas

Lave bem os alimentos

Utilize uma esponja nova (sem ter colocado detergente) para esfregar principalmente os tubérculos. No caso das frutas, lave apenas com água corrente.

Retire a casca

A casca do alimento geralmente é parte onde o produto químico fica concentrado.

Opte por vegetais da estação

Como falado acima, eles se desenvolvem naturalmente, sem a necessidade de adição de produtos químicos que asseguram o seu desenvolvimento fora de época

Evite alimentos “perfeitos” demais

Geralmente, as frutas, verduras ou legumes “perfeitas demais” foram desenvolvidas com uso de agrotóxicos.

Consumo de produtores menores

É maior a chance de você estar consumindo um alimento produzido de forma orgânica. Mas o ideal mesmo é conferir o modo de produção desse produtor menor.

Conheça a procedência dos alimentos

Muita embalagens de produtos encontrados em supermercado já vem com QR-Code, que indicam a procedência do alimento. Se você estiver na feirinha, converse com o produtor e tente descobrir mais detalhes sobre a produção dos alimentos.

Gostou dessas dicas? Confira nossas redes sociais para conhecer dicas de produtos de Altenburg que farão você bem dormir e bem viver. Afinal, nossa missão é garantir bem-estar para nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
Altenburg no programa A Tarde É Nossa (SCC/SBT) – Vídeo
Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
1234