Bem viver
16
outubro

Outubro Rosa: sete dicas de prevenção ao câncer de mama

Estamos em pleno mês de outubro e nunca é demais lembrarmos dessa importante campanha para a saúde das mulheres: Outubro Comemorado desde a década de 1990, a campanha surgiu originalmente nos Estados Unidos e logo se espalhou por outros países, marcando outubro como o mês da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O principal objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo conscientização e acesso a serviços gratuitos de diagnóstico, diminuindo assim a taxa de mortalidade. Desta forma, confira sete dicas de prevenção e diagnóstico que vão te ajudar a manter-se informada a respeito do assunto.

1. Preste atenção na sua alimentação

Se não tivermos uma alimentação balanceada, é provável que teremos que lutar contra a balança e teremos uma saúde mais afetada. Por isso, a primeira dica nesse Outubro Rosa que queremos dar é manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e vegetais.

Procure comer leguminosas como grão-de-bico, feijão branco e lentilha, pois são ótimos na prevenção do câncer de mama.

2. Mantenha os exames em dia

Saiba que é melhor prevenir do que remediar. Ou seja, procure ter um médico de confiança e fazer exames periódicos, pelo menos duas vezes ao ano. O diagnóstico precoce de muitos cânceres aumenta a probabilidade de sucesso no tratamento.

3. Fique de olho no prazo da mamografia

Mantenha a periodicidade para as mamografias indicada pelo médico. Geralmente, para mulheres acima de 40 anos, é de uma vez a cada dois anos. Em caso de incidência familiar, o prazo diminui, podendo até ser anual.

4. Faça do autoexame um hábito

Muita gente não entende a importância de fazer o autoexame. Porém, cerca de 80% dos casos são descobertos desta forma. Por ser uma doença silenciosa (que não apresenta sintomas), é importante realizar o autoexame para detectar qualquer anormalidade.

Ao perceber qualquer alteração, mantenha a calma e procure um especialista para ter o diagnóstico correto.

5. Beba com moderação e abandone o cigarro

Você sabe que as bebidas alcoólicas e o tabaco fazem muito mal à saúde em geral. Porém, você precisa ter a consciência de que os dois hábitos contribuem muito para o aparecimento do câncer de mama. Se combinados então, as chances ficam imensas.

Desta forma, considere largar o cigarro e procure não exagerar nas bebidas alcoólicas para se manter saudável.

6. Adeus sedentarismo

Saiba que as mulheres com quadros de obesidade produzem quantidades maiores de estrogênio, o hormônio feminino? Desta forma, quando em excesso, o estrogênio pode aumentar as chances do aparecimento do câncer de mama. Portanto, deixe a preguiça de lado, abandone o estilo de vida sedentário e procure fazer alguma atividade física que goste.

7. Tome banho de sol

Saiba que a vitamina D pode reduzir em até 50% as chances de aparecimento do câncer de mama. E o nosso sol é fundamental para a sintetização da vitamina D pelo organismo. Portanto, aproveite para tomar banho de sol quando ele aparecer.

Mas procure tomar banhos de sol antes das 10h e após 16h, para não potencializar o risco de câncer de pele, devido à alta exposição aos raios UV, e use protetor solar sempre.

Como você pode notar, por meio de dicas bem simples, é possível fazer a prevenção ou ficar atento a sinais suspeitos para fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. Mesmo que o Outubro Rosa seja o mês da ação de conscientização, procure levar essas dicas em todos os meses do ano.

Saiba mais sobre o Câncer de Mama

Confira mais dicas para Bem Viver e Bem Dormir nas redes sociais da Altenburg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
Altenburg no programa A Tarde É Nossa (SCC/SBT) – Vídeo
Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
1234