Outubro Rosa: sete dicas de prevenção ao câncer de mama
Estamos em pleno mês de outubro e nunca é demais lembrarmos dessa importante campanha para a saúde das mulheres: Outubro Comemorado desde a década de 1990, a campanha surgiu originalmente nos Estados Unidos e logo se espalhou por outros países, marcando outubro como o mês da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
O principal objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo conscientização e acesso a serviços gratuitos de diagnóstico, diminuindo assim a taxa de mortalidade. Desta forma, confira sete dicas de prevenção e diagnóstico que vão te ajudar a manter-se informada a respeito do assunto.
1. Preste atenção na sua alimentação
Se não tivermos uma alimentação balanceada, é provável que teremos que lutar contra a balança e teremos uma saúde mais afetada. Por isso, a primeira dica nesse Outubro Rosa que queremos dar é manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e vegetais.
Procure comer leguminosas como grão-de-bico, feijão branco e lentilha, pois são ótimos na prevenção do câncer de mama.
2. Mantenha os exames em dia
Saiba que é melhor prevenir do que remediar. Ou seja, procure ter um médico de confiança e fazer exames periódicos, pelo menos duas vezes ao ano. O diagnóstico precoce de muitos cânceres aumenta a probabilidade de sucesso no tratamento.
3. Fique de olho no prazo da mamografia
Mantenha a periodicidade para as mamografias indicada pelo médico. Geralmente, para mulheres acima de 40 anos, é de uma vez a cada dois anos. Em caso de incidência familiar, o prazo diminui, podendo até ser anual.
4. Faça do autoexame um hábito
Muita gente não entende a importância de fazer o autoexame. Porém, cerca de 80% dos casos são descobertos desta forma. Por ser uma doença silenciosa (que não apresenta sintomas), é importante realizar o autoexame para detectar qualquer anormalidade.
Ao perceber qualquer alteração, mantenha a calma e procure um especialista para ter o diagnóstico correto.
5. Beba com moderação e abandone o cigarro
Você sabe que as bebidas alcoólicas e o tabaco fazem muito mal à saúde em geral. Porém, você precisa ter a consciência de que os dois hábitos contribuem muito para o aparecimento do câncer de mama. Se combinados então, as chances ficam imensas.
Desta forma, considere largar o cigarro e procure não exagerar nas bebidas alcoólicas para se manter saudável.
6. Adeus sedentarismo
Saiba que as mulheres com quadros de obesidade produzem quantidades maiores de estrogênio, o hormônio feminino? Desta forma, quando em excesso, o estrogênio pode aumentar as chances do aparecimento do câncer de mama. Portanto, deixe a preguiça de lado, abandone o estilo de vida sedentário e procure fazer alguma atividade física que goste.
7. Tome banho de sol
Saiba que a vitamina D pode reduzir em até 50% as chances de aparecimento do câncer de mama. E o nosso sol é fundamental para a sintetização da vitamina D pelo organismo. Portanto, aproveite para tomar banho de sol quando ele aparecer.
Mas procure tomar banhos de sol antes das 10h e após 16h, para não potencializar o risco de câncer de pele, devido à alta exposição aos raios UV, e use protetor solar sempre.
Como você pode notar, por meio de dicas bem simples, é possível fazer a prevenção ou ficar atento a sinais suspeitos para fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. Mesmo que o Outubro Rosa seja o mês da ação de conscientização, procure levar essas dicas em todos os meses do ano.
Saiba mais sobre o Câncer de Mama
Confira mais dicas para Bem Viver e Bem Dormir nas redes sociais da Altenburg.