Bem viver
17
agosto

Algodão Egípcio: quais os diferenciais e vantagens desse tecido

O algodão egípcio é considerado o rei dos algodões e agora você vai entender o que o destaca entre as demais peças. 

O algodão é um dos tecidos mais comuns conhecido pela humanidade. Por isso, é seguro assumirmos que todo mundo já teve contato com algodão de uma maneira ou de outra, seja em roupas, acessórios e afins. São de fato tantas opções de fibras e tecidos no mercado, que poderia facilmente deixar qualquer pessoa zonza. 

Mesmo assim, diante de tantas opções de algodão, o egípcio continua sendo superior aos demais, mantendo o título de melhor tecido do mundo por longos anos seguidos. Mas, o que será que esse algodão tem de tão especial que lhe sustenta tal título por tanto tempo? Vamos descobrir juntos agora mesmo.  

O que é Algodão Egípcio?

O algodão egípcio é um tipo único de algodão que precisa ser cultivado apenas em um local específico do Egito. O clima moderado e os solos férteis do delta do Nilo tornaram- se o local ideal para o crescimento da espécie de algodão ‘gossypium barbadense’, ou como é conhecido, algodão extra longo. 

O comprimento das fibras permite tecer os fios mais finos, sem comprometer a resistência e durabilidade das peças. Além disso, as peças absorvem mais líquidos, o que faz com que o processo de tintura crie cores mais profundas, brilhantes e chamativas. 

O algodão é escolhido a dedo até hoje, e sua colheita manual faz com que as fibras não sejam danificadas, como acontece com o algodão colhido por maquinários. 

Qual é a diferença entre o algodão egípcio e os normais?

A principal característica que distingue o algodão egípcio do algodão comum, é a contagem de fios. A principal diferença entre o algodão comum e o egípcio está em sua extração. Enquanto, o algodão comum é colhido através de maquinários, já o egípcio passa por uma colheita manual. 

O processo manual é responsável por preservar as características da fibra, permitindo um fio mais sedoso e cheio de brilho.

Para que serve o tecido de algodão egípcio?

Devido à sua natureza durável, o algodão egípcio é usado principalmente para fazer roupas de cama e, às vezes, toalhas. Isso não quer dizer que não possa ser usado para fazer outros itens, como roupas, mas isso é raro.

Vantagens de usar tecido de algodão egípcio 

Agora que já sabemos o que é o algodão egípcio, como é produzido e em que peças podemos encontrá-lo, conheça quais são os benefícios que esse tecido premium pode oferecer:

  • Tecido muito mais respirável e adaptativo. Enquanto no verão ele se torna fresco e leve, no inverno ele isola a temperatura por seu alto número de fios; 
  • Absorve mais umidade;
  • Absorve as cores das tinturas com maior facilidade, tornando as cores muito mais vibrantes e vívidas; 
  • Dura mais e é mais forte que o algodão normal.
  • Muito mais macio que o algodão normal;
  • Acabamento mais consistente devido às fibras longas;
  • Sem pilling (não forma bolinhas).

Após conhecer quase tudo sobre o algodão egípcio, fica bem claro que ele merece o título de rei dos tecidos, não é mesmo?  Se você estava pensando em remodelar suas roupas de cama e toalhas com tecidos mais premium, agora possui uma dica maravilhosa sobre qual escolher.

Aproveite e acesse nosso site e confira as melhores opções produzidas em algodão egípcio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Saiba como preparar sua cama para encarar o Inverno
Como prevenir alergias respiratórias – Dicas
Feliz Dia das Mães Altenburg
O Rio Grande do Sul é o nosso lugar de bem cuidar
1234