Bem viver
10
setembro

Você sabia que a depressão pode estar ligada ao sono ruim? Entenda

Há muitos sinais de depressão que nós muitas vezes não percebemos, e a insônia é um deles. Entenda

Estamos iniciando o mês de setembro, que é mundialmente conhecido como “Setembro Amarelo”, um momento de reflexão e debate sobre a prevenção ao suicídio. Em casos mais graves, a depressão pode ser um dos gatilhos para esse acontecimento perigoso.

Diagnosticar a depressão não é algo fácil e, muitas vezes, ela apresenta sinais que nem percebemos. Você sabia que a insônia pode ser um sinal de transtorno depressivo, ou de que a doença está próxima de se instalar? Por isso, se você conhece alguém que passa o dia todo sonolento por não conseguir pregar os olhos a noite, sugerir um especialista no assunto é fundamental.

A relação entre depressão e insônia

Procurar ajuda quando esse tipo de problema começa a aparecer é fundamental, pois a insônia está fortemente relacionada aos sintomas da depressão. Além dos sintomas conhecidos da doença, como tristeza, fadiga e falta de prazer nas coisas que geralmente traziam alegria, a insônia é um sinal de alerta de que é necessário intervir para evitar ou tratar um transtorno depressivo.

Insônia precisa de tratamento

É preciso entender que a insônia é um distúrbio do sono que precisa ser tratado. Vale ressaltar que não são todos os casos em que ela está relacionada à depressão, mas pode aumentar o risco da doença. Por conta disso, como dissemos, procurar um especialista é sempre a melhor opção.

Quando há o acompanhamento médico, é possível identificar se aquela é uma insônia isolada ou se há alguma relação com a depressão ainda não diagnosticada. Por isso, o tratamento pode vir de dois problemas: tratamento da insônia em si, quando ela não está associada à depressão, ou com o tratamento da depressão de forma paralela. 

Vale ressaltar que quando é diagnosticado algum tipo de depressão durante a fase de exames, o profissional passa a direcionar os esforços de tratamento para eliminar o transtorno depressivo. No momento em que esse problema começa a se afastar, o indivíduo começa a dormir melhor, com mais qualidade e consegue desempenhar melhor suas funções durante o dia. 

É preciso lembrar que a depressão só passa se for bem tratada, seja com medicamentos, psicoterapia ou outras técnicas. Caso o paciente não faça o tratamento necessário, ele poderá perder anos saudáveis de sua vida ao não sentir mais vontade de trabalhar, socializar e ter uma rotina normal. 

Por isso, quando os sinais tradicionais aparecerem e forem acompanhados de uma insônia constante, é necessário procurar um médico imediatamente. Se ambos os problemas foram diagnosticados, haverá a necessidade de um tratamento direcionado tanto para depressão, quanto para insônia.

Atente-se ao sono ruim

Um sono ruim pode parecer simplesmente algumas horas a menos de descanso, mas, na verdade, significa que o seu sono não está atingindo as fases necessárias para garantir o perfeito descanso. Acordar várias vezes durante a noite, não conseguir pegar no sono, irritação excessiva durante a noite, dores de cabeça ao deitar e cansaço extremo durante o dia estão entre as principais características de um sono ruim, que pode vir acompanhado da insônia e, consequentemente, da depressão. 

Por isso, preste atenção nos sinais que seu corpo está mandando para você e procure ajuda o mais rápido possível, pois depressão é uma doença séria e precisa de cuidados específicos. 

Em situações mais complicadas, você pode buscar pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, realizando atendimento voluntário e gratuito para todas as pessoas que necessitam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O número é o 188.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
Como se fala Altenburg – Vídeo
Confira dicas para se manter saudável no Outono
Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
1234