Bem viver
9
setembro

Por que dormir bem significa bons resultados em sala de aula?

Dormir bem significa mais atenção e concentração na hora de aprender

Se você possui filhos pequenos ou adolescentes, saiba que uma boa noite de sono é o primeiro passo para um aprendizado completo. Isso acontece porque, quando dormimos bem, nossa capacidade de concentração e foco fica mais aguçada e, com os pequenos, não é diferente.

A rotina de quem vai para a sala de aula não é nada fácil, principalmente para quem estuda de manhã, já que as aulas tendem a começar entre 07h00 e 07h30. Esse horário tão cedo impacta diretamente na hora de dormir e também de acordar. Por isso, começar um planejamento para uma boa noite de sono é uma ótima forma de garantir que o aprendizado seja feito de forma correta.

Dormir bem tem mesmo impacto no rendimento?

Pense na sua rotina de trabalho. Quando tem uma noite de sono ruim, certamente seu rendimento no ambiente de trabalho fica impactado, certo? Agora imagine como isso afeta o aprendizado de quem está começando a alfabetização ou aprendendo assuntos mais complexos que requerem atenção redobrada. 

Por conta disso, quando não se tem uma boa noite de sono, os alunos costumam chegar cansados à escola, não conseguindo manter a concentração nas aulas e até mesmo cochilando sobre a carteira. Além de perder todo o conteúdo, uma noite de sono ruim impacta diretamente na concentração e capacidade de foco. 

Geralmente, os adultos necessitam de, no mínimo, oito ou nove horas de repouso por noite. Já as crianças e adolescentes podem necessitar de até onze horas de sono para recuperar todas as energias. 

É preciso dormir bem

Por conta disso, os pais precisam ser mais firmes com as obrigações da hora de dormir dos seus filhos. Preparar uma rotina para o bem dormir é o primeiro passo para que os pequenos não tenham nenhum prejuízo no aprendizado.

A primeira dica que podemos dar é estabelecer uma hora antes de estar na escola como horário de acordar. Esse momento servirá para a criança levantar, se arrumar, tomar café da manhã, arrumar os materiais e se dirigir ao colégio. Não se esqueça de colocar alguns minutinhos extra para imprevistos com o carro ou ônibus. 

Se o estudante acorda por volta das 6h, ele deve dormir no máximo às 22h, para garantir no mínimo oito horas de sono. Por essa razão, preste atenção na quantidade de atividades que seu pequeno faz, pois isso implica diretamente na quantidade de tempo descansado.

Quais os benefícios?

Quando a criança ou adolescente consegue ter uma boa noite de sono e dormir a quantidade de tempo suficiente para a sua idade, os benefícios são visíveis na escola: mais atenção durante as aulas, melhora no desempenho, aceleração do ritmo interno, velocidade de raciocínio e maior foco para realizar as atividades exigidas pelos professores.

Percebeu o que uma boa noite de sono é capaz de proporcionar para a saúde e bem-estar das crianças e adolescentes? Ao fazer isso da forma correta, você estará garantindo bons resultados na sala de aula e ainda auxiliará no desenvolvimento dos seus filhos. Neste blog, ensinamos algumas dicas para ajudar o seu filho a ter uma boa noite de sono. Confira!

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