Bem viver
23
novembro

O neném nasceu!!! Mas…ele dorme tanto assim?

Casa com aquele cheirinho de neném no ar…hmmm, não tem coisa melhor! E não é só o aroma que muda, mas a decoração, o movimento e todo o ritmo dos moradores desse lugar.

Quando a família é formada por ‘pais frescos’, são tantas as dúvidas durante o processo de adaptação com os filhos, principalmente quando o assunto é o sono da criança: afinal, quanto tempo ela pode ou deve dormir? Deve-se acordá-la para mamar durante a noite? A casa precisa estar em silêncio enquanto ela dorme? Como fazer para que ela pegue o sono a noite inteira?

mae-bebe-recem-nascido-colo-1417809763504_615x300

Entender o funcionamento do biorritmo do bebê é fundamental para equilibrar a necessidade de sono dele com a rotina dos adultos, porém, cada indivíduo é único e isso significa que ele pode apresentar alterações e diferenças no comportamento. Em geral, um bebê recém-nascido dorme diariamente entre 17 e 18 horas, considerando a noite e as sonecas diurnas. Após três meses de vida, o tempo reduz para 15 horas e aos  três anos, chega a 12 horas por dia.

O que regula o sono da criança é a fome, basicamente. É isso que costuma fazê-la despertar e não a quantidade de luz no ambiente. Porém, é necessário que desde cedo, os pais demonstrem para o  bebê, a diferenciação entre dia e noite. Isso acontece deixando o quarto claro durante o dia e escuro  à noite, definindo bem os períodos. O mesmo conceito serve para explicar sobre a presença de ruídos. Especialistas afirmam que a casa deve funcionar normalmente e é bom que o bebê sinta cheiros, ouça vozes, o barulho da TV, do telefone…isso faz parte da ambientação!

rcem-nascido-dormindo

Mas onde o bebê deve dormir nos primeiros dias, sendo que nessa fase há risco de morte súbita? Até recentemente, os pediatras recomendavam que a criança dormisse em seu próprio quarto, porém um estudo realizado neste ano, revelou que o mais adequado é que ela durma no mesmo ambiente que seus pais, o que não significa dormir na mesma cama. Esse cuidado é importantíssimo, principalmente no caso do bebês prematuros, normalmente mais delicados e frágeis.

Outro ponto importante é que os nenéns devem ser acordados durante a madrugada para mamar!!! Isso ocorre por dois motivos: desenvolvimento cerebral e físico, e sobrevivência (ficam mais tempo em sono leve para despertar em situações de fome, desconforto e dores). Até o segundo mês, dificilmente o  bebê irá dormir mais do que três horas seguidas. Aos poucos, ele chegará a cinco horas ininterruptas, para alívio da mamãe.

belo-bebe-recem-nascido-dormindo

Passado esse tempo, é possível criar uma rotina, adequando o dia às mamadas, três ou quatro sonecas em horários aproximados e dando o banho sempre na mesma hora e do mesmo jeito. Esse início pode gerar confusão, frustração e muito cansaço, mas a boa notícia é que trata-se de uma fase…que vai deixar saudade, apesar da agitação.

Fotos: Reprodução

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: “Lugar de Bem Cuidar” – Vídeo da campanha
Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
1234