Bem viver
27
agosto

Melatonina: saiba tudo sobre o hormônio do sono

A melatonina é um hormônio muito eficaz no combate à insônia e outros problemas. Entenda como ela age no organismo

Você sabia que a melatonina é um hormônio de ocorrência natural? Ela é produzida pela glândula pineal, que se localiza no interior do cérebro, e é secretada durante toda a nossa vida, especialmente na infância, quando os níveis são mais elevados.

Por outro lado, na terceira idade, a produção diminui. Por isso, alguns pesquisadores teorizam que a suplementação de melatonina pode ser ótima na terceira idade. De qualquer forma, os níveis naturais desse hormônio podem variar bastante, independentemente da idade.

Quais as funções da melatonina?

Uma das principais funções da melatonina é regular os ciclos do sono e vigília. Ela ajuda a estabelecer um relógio cerebral interno, criando aquilo que chamamos de ritmo circadiano.

Isso significa que a melatonina é responsável por auxiliar na organização dos biorritmos diários do corpo, desde os momentos de dormir e acordar até as funções digestivas e a liberação de uma variedade de hormônios ligados à reprodução e outros processos corporais.

É preciso lembrar que, para produzir melatonina, o corpo responde à claridade, produzindo mais durante a noite e menos durante o dia. Isso quer dizer que a produção começa por volta do entardecer e chega ao seu ápice entre 2h e 4h da manhã. Essa liberação cíclica de melatonina é o que diz ao corpo quando dormir e quando ficar acordado.

E os principais benefícios?

A melatonina é uma ótima auxiliar para o sono. Inúmeros estudos realizados com jovens e adultos demonstram que a melatonina ajuda a diminuir o tempo necessário que se leva para pegar no sono. Isso significa menos tempo acordado e, consequentemente, menores chances de se ter insônia.

Além disso, a melatonina é capaz de melhorar a qualidade do sono diminuindo o número de vezes que se desperta durante a noite. 

Algo muito interessante que esse hormônio é capaz de fazer é ajudar na restauração dos padrões do sono. Geralmente, pessoas que trabalham em horários alternativos ou que sofrem desorientação por causa de viagens que envolvam fusos horários podem ter os efeitos dessa confusão amenizados graças à melatonina.

Como você pode perceber, a melatonina é ótima para sua saúde e qualidade do seu sono. Por isso, a exposição à luz solar, em momentos adequados, é extremamente importante para fazermos o corpo produzir melatonina de forma eficiente e saudável. Então, lembre-se: menos eletrônicos e mais contatos com a natureza e a luz do dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os melhores exercícios para o corpo e mente na terceira idade?
Você conhece o travesseiro Airflow da Altenburg?
Qual a relação entre a cafeína e o sono?
O que o nosso corpo faz enquanto dormimos?
1234