Bem viver
12
março

Mês do sono: o que é indispensável para dormir bem

Dormir bem não é um dom. Dá pra fazer uma lista do que é indispensável para uma boa noite de sono. Muitas coisas são importantes para garantir que uma noite recarregue, de fato, as energias para o dia seguinte.

O bem-estar físico, claro, é fundamental. Já falamos aqui no blog sobre como os distúrbios do sono podem afetar de forma direta na vida das pessoas. Por isso, é fundamental que você procure um médico se achar que pode estar vivenciando alguns desses problemas.

Mas se, com a sua saúde em ordem, o cansaço no dia seguinte demonstrar que a sua noite não foi boa, é bom prestar atenção nestas cinco coisas indispensáveis para quem quer dormir bem.

Desligar da tecnologia

Aquela olhadinha nas redes sociais antes de dormir virou um hábito prejudicial de boa parte da população. Uma pesquisa do King’s College, de Londres, ouviu mais de 125 mil adolescentes entre 6 e 19 anos e detectou que a chamada “luz azul” dos celulares interfere no sono e ainda pode ter ligação com a obesidade e a depressão.

Se a sua desculpa é usar o celular como despertador, uma boa dica é comprar aqueles relógios de antigamente. Além de baratinhos, eles fazem com que seja possível deixar o celular fora do quarto. Assim, enquanto se prepara para o sono, você fica longe dos aplicativos, notificações e e-mails.

Travesseiro correto para dormir bem

Uma noite mal dormida também pode ter tudo a ver com o travesseiro que você usa. A altura ou a densidade incorretas para a sua posição de dormir pode causar um mal estar no pescoço e na coluna. Isso faz com que você acorde para se movimentar e, mesmo sem perceber, quebre o ritmo do seu sono.

Já falamos aqui no blog sobre a importância de escolher o travesseiro ideal e dormir bem está entre os aspectos mais importantes.

dormir bem
Para quem dorme de bruços, um dos travesseiros indicados é o Levitare (clique na imagem para abrir o produto na Altenburg Store)

Temperatura adequada

Frio ou calor excessivos são gatilhos para uma noite turbulenta. Por isso, é importante estabelecer estratégias para o equilíbrio da temperatura. Há lugares onde a janela aberta pode ser a melhor solução, outros em que o ar condicionado precisa ficar ligado durante toda a noite.

Também é importante que as táticas para a temperatura ideal se adequem à época do ano. Com a sazonalidade das mínimas e máximas no Brasil, é comum que a estratégia varie de acordo com o calendário.

Roupa de cama

É um adendo à temperatura. Deixar o quarto extremamente gelado para utilizar edredons no calor é uma saída utilizada por muita gente, mas que pode trazer aspectos negativos para a saúde. Ou você acha que sair do quarto congelante e encarar o calor da rua faz bem?

Por isso, o ideal é ter produtos para cada época do ano. A densidade dos edredons varia de acordo com o modelo e ter opções para temperaturas diferentes pode ajudar muito a ter noites mais tranquilas.

Cobertores de acordo com a intensidade do frio ajudam a transformar a temperatura em uma aliada do sono (clique na imagem para abrir na Altenburg Store)

Alimentação nas horas antes do sono

Além de não comer nada pesado ou gorduroso, outras pegadinhas estão escondidas em supostos bons hábitos. Os chás pretos, por exemplo, possuem um alto índice de cafeína.

Outra coisa que atrapalha algumas pessoas é dormir com a bexiga cheia. Portanto, beba muita água, sim. Mas dê aquela paradinha uma hora antes de deitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Cinza é o novo preto: confira porque esse tom é tendência
Três dicas para curtir a Copa do Mundo em casa
Quiz: como está o seu travesseiro?
Dia dos namorados: esqueceu o presente? Faça uma surpresa!
1234