Renovamos a marca rumo ao centenário da empresa
Num mundo em constante mudança, conseguimos nos adaptar e antecipar tendências, escrevendo uma história que atravessa quase um século. E, com isto, surgiu a necessidade de se pensar numa renovação de marca e uma nova identidade visual, que se conectasse mais com a atualidade e conversasse mais com os clientes. Mesmo nos renovando, não abandonamos nossas raízes, tanto que fizemos questão de apresentar em primeira mão a nova identidade visual da marca para todos os colaboradores antes de abrir para o público em geral.
Desde 1922, quando foi fundada por Johanna Altenburg, que começou a produzir acolchoados manualmente para garantir o sustento da família, a marca foi renovada por sete vezes. Das mãos de uma mãe batalhadora e de seu dom para o empreendedorismo, nasceu o primeiro produto da marca. Anos mais tarde passou às mãos de Arno e Anna Altenburg. Hoje, o neto Rui Altenburg ensina os caminhos traçados por Johanna aos seus filhos que fazem da nossa empresa uma das maiores indústrias têxteis do país. “O conservadorismo pode funcionar como estratégia para manter o padrão do produto. Mas, mesmo uma marca que alcança popularidade entre os consumidores, como a Altenburg, precisa se renovar em aspectos como comunicação, estrutura de negócios e também ampliando o portfólio. Isso demonstra o cuidado que temos com a nossa empresa pensando sempre no futuro”, avalia Tiago Altenburg, diretor de marketing.
Minimalismo na nova marca
Essa nova identidade da Altenburg levou cerca de um ano para ser construída, com a parceria de nomes como Renata Abranchs e Ana Cotta no projeto de branding da marca. As duas também participaram da apresentação dessa nova identidade visual para os colaboradores da empresa durante a convenção anual de vendas de 2020. “Somos uma empresa familiar construindo uma história de sucesso beirando os cem anos. Embora o design precise acompanhar as tendências das diferentes épocas, a fórmula é praticamente intocável, que é zelar sempre pela qualidade, conforto, saúde e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores. Dividir esse momento com eles é especial e marcante. Ter grandes nomes conosco nessa construção da nova identidade foi nossa prioridade”, acrescenta Rui Altenburg, presidente.
A partir de agora, todos os produtos começam a receber em processo gradual a nova identidade. Mais robusta e ao mesmo tempo minimalista, a nova identidade marca o primeiro passo das comemorações do centenário.