outubro
Era escritório…virou quarto do bebê!
Quando o primeiro imóvel de um casal é aquele de dois dormitórios e os bebês ainda não chegaram, o segundo quarto ganha mil utilidades: vira escritório, um home theater, estúdio, depósito de bagunças e o que mais for necessário, não é?
Aí o tempo passa, vem os herdeiros e o que fazer com aquele quarto-bônus-curinga? Arrancar os cabelos? Mudar de apê, doar todos móveis no melhor estilo “Não me apego a coisas materiais”, ou botar a criatividade para funcionar e dar nova utilidade ao mobiliário montando um quarto lindo para o neném?
Jeane So e Júlio Cesar da Costa tiveram a idéia de receber Julia, a primeira filha do casal, em um quarto aconchegante e alegre, reutilizando móveis que já existiam na casa. Para isso, contaram com a ajuda da designer de interiores Fernanda Larios, que valoriza a sustentabilidade em seus projetos. Os movéis do antigo escritório, como uma pequena cômoda de duas portas, uma estante com duas portas baixas e outra, com cinco repartições, foram reaproveitadas, compondo o ambiente do quarto.
A ideia do casal era que o quarto fosse funcional ao longo do crescimento da Júlia. Para isso, a designer apostou em tons neutros e clássicos, como bege, verde claro e branco e fugiu de motivos infantis nas paredes. A utilização de um berço que vira cama também garante a utilização do móvel por muito mais tempo.
Um novo home office, foi criado num espaço inutilizado da casa, embaixo da escada, e o transformou em um cômodo aconchegante e moderno para o uso do computador.
Para um quarto sustentável como este, a dica da designer é examinar o estado de conservação dos móveis e avaliar sua real necessidade, caso contrário, ele apenas tomará espaço.
Projeto: Fernanda Larios e Daniela Alves Silva – Hemigraphis Arquitetura e Paisagismo
O home office foi para baixo da escada
Cores neutras para aproveitar a decoração por mais tempo
Estante e armário de duas portas ganham nova utilidade
Fotos: Alexsandro de Sousa