Design popular brasileiro
2014 começou com os holofotes do mundo todo focado em nós! É que no dia 12 de junho o Brasil recebe em casa a Copa do Mundo da Fifa!

É hora de resgatar os aspectos culturais da nossa história e mostrar ao mundo as riquezas que trazemos na bagagem e para isso, faremos uma série de posts ao longo do semestre para contar um pouco mais sobre a nossa gente e a nossa arte, começando com o ‘design popular brasileiro’ nos rótulos e embalagens!
Por meio dos desenhos feitos à mão e dos anúncios com abordagem divertida, conhecemos a linguagem popular e um pouco do comportamento vigente em diferentes períodos.


A cachaça nacional é a categoria com maior variedade de identidade visual, devido ao número de alambiques no país. A maioria de produção familiar! Repare que até a grafia das palavras era diferente de hoje.

Os sucos e refrigerantes retrataram um pouco do contexto social com bom humor e cores marcantes!


A indústria do tabaco e do café recebiam nomes de coroneis e barões do período colonial!





Alguns rótulos permanecem intactos até hoje ou preservam o mesmo conceito no design, o que dá um certo charme aos produtos e traz credibilidade ao consumidor.
(Fotos: Reprodução)